30 maio 2011

UMA VIDA EM FAVOR DA NATUREZA

Como editor desse Blog há quase quatro anos, não pude deixar de aditar mais uma importante parcela de contribuição ao conhecimento público e esclarecer alguns fatos a mais para meus leitores sobre a tragédia dessa semana, principalmente pelo compromisso que tenho com meus alunos, tanto os atuais quanto os ex-alunos. É um vídeo que considero essencial para entendermos a importância de pessoas que lutam por uma causa, uma causa que não é particular, egoísta ou individual. Mas, sim, uma causa que é de todos nós! Uma causa que também é de nossos filhos e netos, e das gerações que ainda estão por vir a habitar esse país, esse planeta.

A morte do casal de extrativistas é uma perda muito grande para todos nós que somos brasileiros e sabemos da importância da floresta amazônica. E saber do quanto pessoas como o casal José Claudio Ribeiro e Maria do Espirito Santo trabalharam em prol da natureza e foram massacrados sumariamente pela sanha do lucro madeireiro, é uma mínima parcela do que eu enquanto educador posso fazer pelo meio ambiente.

Por isso, estou trazendo para todos vocês a última palestra de José Claudio Ribeiro, ministrada em novembro do ano passado, onde ele diz em uma parte da fala "a mesma coisa que fizeram com Chico Mendes, querem fazer comigo; a mesma coisa que fizeram com Irmã Dorothy, querem fazer comigo. Eu posso estar hoje aqui falando com vocês e daqui a um mês vocês saberão a notícia de que desapareci!".

Assistir a palestra de José Claudio faz com que a gente repense o que temos feito para conservar a natureza e evitar o grande desperdício dos recursos naturais, além de pensar mais aprofundadamente sobre esses mártires que são executados por estarem desempenhando o papel que o Estado Brasileiro deveria executar. Será que nossos políticos e representantes têm mesmo interesse em conservar as florestas do país? Ou a aprovação de leis como o Código Florestal pela Câmara Federal recentemente demonstram que há uma preocupação com essa questão? Aliás, nesta segunda-feira, dia 30 de maio, no programa Roda Viva da TV Cultura, a entrevistada será a ex-Senadora e ex-candidata a presidente pelo PV, Marina Silva. Ela vai falar sobre vários assuntos e um deles o Código Florestal votado na semana passada. É uma otima oportunidade para se interar sobre o assunto.

Durante a votação do Código Florestal na Câmara Federal, o cerimonial anunciou pelo microfone a morte do casal de extrativistas. Houve uma vaia por parte dos representantes do agronegócio (grandes plantadores e pecuaristas) brasileiro que se faziam presentes na galeria da Câmara, receosos de que a notícia pudesse modificar a votação que ali ocorria. Pela reação se pode perceber a quem irá favorecer o Código Florestal recem aprovado. A esperança é a votação do Senado, onde ainda há possibilidade de mudanças antes da aprovação, pois a própria presidenta Dilma disse que não aceitará isentar os desmatadores de punição.

Por isso tudo, convido-os agora a assistir à palestra de José Cláudio Ribeiro, um mártir da causa ambiental. É simplesmente emocionante!!!

Nenhum comentário: