25 fevereiro 2012

CÃO AMIGO OU AMIGO CÃO?

Desde minha infância convivi com animais domésticos. Meus pais, oriundos das plagas de Santa Maria e arredores, assim como a maioria da população que na década de 1950 e 1960 migrou do interior gaúcho para a capital, faziam questão de manter estes animaizinhos por dois motivos: o felino para espantar os possíveis roedores que costumavam solapar algum resto de alimento, e o cão para avisar quando algum “gatuno” se atrevesse a pular a cerca que circundava nossa antiga casa de madeira.

Mas estes animais, exceto em algum momento que nós perturbávamos o sossego dos mesmos, eram de uma tolerância sem limites. Nós até carona pegávamos nas costas do “Respeito”, nome dado ao ovelheiro de pelo alvo que minha mãe trouxe de Cacequi. Quanto ao gato, nunca fui muito chegado nesta espécie, pois sempre desconfiei que aquelas unhas escondidas por debaixo do pelo poderiam se transformar em ferramenta de trabalho a qualquer momento.

Mas e hoje em dia? Como se dá essa relação com os animaizinhos? 


Tem aumentado consideravelmente a quantidade de pessoas que criam cães e gatos. Mas, como tudo nesta vida, há algumas criaturas que resolveram utilizar os cães como armas, e trouxeram para o Brasil outras raças que outrora sequer conhecíamos por aqui: os Pitbulls, Rottweiler e Dobberman.

Na minha concepção, estas raças também deveriam ser motivo de uma campanha nacional, como foi feita recentemente a Campanha do Desarmamento. Ou seja, deveria ser combinado um prazo para que todos os proprietários destas feras fizessem a castração dos mesmos. Porque quem anda com um cão destes aí pelas ruas, não está somente passeando com seu cãozinho, está portando uma arma letal.

A quantidade de casos de ataque destes animais pelo Brasil afora nestes últimos anos, e as pessoas, principalmente crianças, que já morreram em virtude deles, é incontável. O mais recente, e bem pertinho de nós, foi a morte trágica do menino Gustavo Gomes de Souza, de 5 anos, em Capão da Canoa.    

O comentarista Paulo Santana, descreve o caso assim em sua coluna de Zero Hora, esta semana:

“Já escrevi mais de 70 vezes sobre os assassinatos que os pitbulls e os rottweilers cometeram contra crianças e idosos no RS nos últimos anos. Tornei-me até quase um jornalista especializado nesses ataques. São testemunhas os meus leitores. Eu só não tinha visto uma fera dessas com mistura das duas raças assassinas no sangue, como foi o caso desse cão assassino de Capão da Canoa anteontem. Eu juro que queria ter assistido ao congresso carnal entre a cadela pitbull e o cão rottweiler que afinal redundou no animal sanguinário de Capão da Canoa: um ato sexual entre essas duas raças homicidas é muito delicado, qualquer mordidinha carinhosa poderá vir a ser fatal.

Disse a reportagem que o cão abocanhou a nuca do menino e não queria soltar as mandíbulas. Intervieram várias pessoas e nada de o cão soltar os dentes afiados da nuca do menino. Foi necessário que alguém fosse buscar um espeto e fizesse uma alavanca entre o porrete e a cabeça do menino para a fera afinal ceder e oferecer aos socorristas o cadáver da criança. Uma tragédia.

Eu não sei como se permite que convivam com pessoas humanas essas duas raças amaldiçoadas. Não consigo entender como passam os anos e rolam as vítimas. E ninguém faz nada. Ninguém esteriliza essas duas raças. Um pesadelo em forma de holocausto.

Diz a notícia que o cachorro implacável foi sacrificado logo em seguida ao ataque, com permissão do seu dono. Tinha de ter sido sacrificado antes de matar o menino. Um cão desses não pode existir, vou mais longe: não pode nascer.”

Que me desculpem aqueles que apreciam estas raças. Mas concordo em letra e número com Paula Santana. As raças deveriam ser banidas da convivência em nosso país.

Aliás, sempre me chamou a atenção, quando vejo um cão destes passeando com seu dono pela rua. Observem se o indivíduo que vai puxando o animal não tem o seguinte perfil: corpo sarado, camiseta regata, tatuagens pelo corpo, cara de poucos amigos, cabeça pra o céu e passos largos. Todos parecem possuir o mesmo biotipo. E parece que o cão acompanha as características e a altivez do insano. Sim, porque para portar uma arma em plena avenida, e mostrá-la a todos os transeuntes, só mesmo um insano. Ah, e por onde ele passa, parece acometido de uma arrogância extrema, ao observar o pânico que acomete os cidadãos na rua.  E não me venham com essa de que se o cão for criado com os cuidados necessários e bem adestrado, jamais atacará alguém. Até porque sempre no final da explicação existe um "a não ser que...".     


Ou não estaria na hora de pedirmos aos nossos representantes que se inicie uma campanha em prol do desarmamento destas feras? Aliás, descobri ontem que já existe um Projeto de Lei (PL 3722) engavetado no Congresso Nacional desde 2004, de autoria do Deputado Federal Carlos Nader, do PFL do Rio de Janeiro. O projeto disciplina a criação e a condução, em via pública, de cães das raças pitbull, dobberman, fila brasileiro, rottweiler e seus mestiços. Quem sabe podemos desengavetá-lo? Para fazer valer nosso direito de possuir somente um bom amigo canino para alegrar-nos nas nossas horas de solidão?  


Fontes: com conteúdos do Blog de Paulo Santana em www.zerohora.com.br - acesso em 14.02.2012

6 comentários:

Attico CHASSOT disse...

Meu caro Jairo,
tens meu aplauso numa campanha de esterilização de cães.
Seria mais radical que tu, e aumentaria o numero de espécies.
Já viste este serviço assassina que se chama de ‘Protecães’?
Com admiração
attico chassot

Elisangela - Autovia Fiat disse...

PARA MIM VOCE NAO SABE DA MISSA UM TERÇO, SIM DEPENDE MESMO DA CRIAÇÃO. NAO FALO DO PITBUL PQ NAO CONHEÇO, MAS ROTWAILLER COM CRIAÇÃO E CARINHO É UMA RAÇA DE EXTREMA CONFIANÇA. PASSEIO COM MEU CASAL PELA RUA (COM FUCINHEIRA E ENFORCADOR COMO DIZ A LEI), ELES NEM LIGAM PARA AS PESSOAS, CHAMAM A ATENÇÃO PELO PORTE, MAS A MAIORIA TEM CURIOSIDADE, QUER CHEGAR PERTO.... NUNCA OUVI FALAR DE UM ATAQUE DE ROTWAILLER INVOLUNTARIO.. ( SO QNDO É MESTIÇO COM OUTRA RAÇA) ENTAO NAO EM VENHA COM ESSA DE EXTIGUIR... NAO É UMA RAÇA DE LABORATORIO.. ESISTE NO MUNDO ( NA ALEMANHA) A CENTENAS DE ANOS E NAO É VC COM SUA PETULANCIA QUE FARA QUALQUER COISA A RESPEITO. SE FOR ASSIM, VAMOS EXTINGUIR MOTORISTAS BEBADOS QUE MATAM MUITO MAIS...

Prof. Jairo Brasil disse...

Olá Elisangela. Tambem concordo cm você que se deve punir esses fascínoras que utilizam o carro como arma sem qualquer responsabilidade. As vezes inclusive a prisao é muito pouco. Quanto aos cães, o que temos visto ultimamente é uma grande quantidade de acidentes, inclusive com mortes, de crianças por causa destas raças (e como você relata no texto, principalmente nestas denominadas mestiças). Não sou um especialista nesta ciência animal, mas aceito que você me envie algum artigo técnico a respeito do comportamento dos cães rotweiller e eu terei o maior prazer em publicar aqui no Blog, revendo minha posição em relação ao assunto. Obrigado pela sua ponderação nesta edição. Abraço - Prof. Jairo Brasil

Beatriz disse...

Não sei o que dizer,pois ao meu ver o cão nessses caso seriam o menos culpados.
Não estou na pele dos pais ou parentes de vítimas desses cães,mas
é claro que de imediato você quer fazer justiça.O mesmo acontece com seres humanos que matam para roubar ou por vinganças etc.
O que queremos é fazer justiça com as próprias mãos.
Não posso julgar o cão. Quando se tem uma arma o que temos de fazer e não deixar ao alcance.E muitos animais reagem de forma conforme são tratados em suas casas.
Tenho amigos que tem esses cães.e convivem com as crianças.Inclusive o cão dorme ao lado da criança.
Um pitbul,salvou o rapaz que nadava no açude de sua residência em um sítio.Quando notou que ele estava se afogando,o cão saltou na água e arrastou o rapaz para fora.
Meu filho,seguidamente vai na casa deles e o cão é tranquilo.
O dono nos dias muito frio,levanta e vai aquecer o canil com latas de brasa.É tratado como um membro da casa.Com muito carinho.
E quando sai para caminhar com o cão,por lei e garantia,coloca fucinheira.
Att.

brasa ao lado para aquecer.

Lisiane disse...

Olá Prof. Jairo
Respeito muito sua opinião a respeito deste assunto tão polêmico, mas tenho minhas discordâncias em relação a isso.
Não concordo quando referem-se a estes cães como armas. São seres vivos que necessitam de cuidados e carinho como qualquer outro animal (isso inclui os seres humanos). Acho sim que deve existir um cuidado especial no tratamento dessas raças, mas além disso, tem que haver é um controle de quem adquiri esses cães. Assim como existe um controle para quem quer adquirir animais silvestres. Tem que haver responsabilidade! Tem que haver educação! Até um vira latas mal tratado pode virar o que muitos chamam de “arma”. Sei bem que irão dizer que um pitbull tem a mordida mais forte, é um assassino por natureza... o homem é um assassino por natureza!
Quando noticiam ataques de cães a pessoas, ninguém se atenta ao detalhe que na grande maioria das vezes o cão está no seu território, ou seja, está fazendo seu papel. Quando o ataque é a membros da família tenho minhas desconfianças sobre a criação deste cão. Em relação ao menino morto de Capão, sinceramente... IRRESPONSABILIDADE dos pais desta criança e dos donos do cão.
Há um tempo atrás, saiu na tv um senhor que teve o braço estraçalhado pelo seu pitbull, e adivinhem... mostraram um vídeo deste mesmo senhor, um idoso, chegando em casa bêbado e espancando o cão. Vizinhos disseram que ele fazia isso com frequência.
NUNCA ouvi falar de um animal bem tratado, com carinho, cuidados e amor que fosse agressivo sem necessidade.
Tenho dois cães “vira latas”, e conheço pessoas responsáveis que possuem cães pitbull, rottweiler e que são mais dóceis que o “vira latinha” que tenho em casa.
Abraços, Lisiane.

Anônimo disse...

É a coisa mais idiota que eu já vi em todo minha vida. Tenho um rottweiler macho em casa foi criado comigo desde 7 anos de idade hoje tenho 17 anos nunca se quer tentou atacar a mim nem qualquer outra pessoa é nem qualquer animal sendo ele gato ou cachorro então você devia pensar bem antes de dizer qualquer coisa sobre isso por conta de um ataque não se condena uma raça se fosse assim que seria de nos que alguns fazem humanos maiores destruidores de tudo e todos. Fica a dica para você pense reflita sobe tudo que você PENSA,FALA OU ESCREVE.

Gabriel.