03 março 2012

EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA - UMA PAIXÃO DOCENTE

Eu acredito que nossa vida só tem sentido se nela forem inseridos novos projetos de forma constante, principalmente depois que atingimos uma certa maturidade. E para viver com a mesma empolgação dos 20 anos de idade, eu necessito deste combustível chamado desafio. São esses projetos que me fazem buscar novas realidades e traçar metas para enfrentar caminhos antes nunca aventurados.

Assim ocorreu comigo no ano de 2007, tão logo havia chegado do Planalto Central para me estabelecer no estado gaúcho. Desde 2002, atuando como docente em cursos técnicos profissionalizantes, chamava minha atenção a Educação à Distância, como forma de oportunizar a educação a alunos e alunas dos mais distantes recantos do país. Imaginava de que forma poderia estimular os discentes na busca do conhecimento. E muito mais num momento em que a Tecnologia da Informação no século XXI contribui sobremaneira para tal, com o advento da internet, das redes sociais, dos pequenos computadores e tudo mais. Lá se vai o tempo em que o Rádio fora o precursor desta modalidade de educação, através de uma entidade pioneira em nosso estado como a Fundação Padre Landell de Moura. Antes disso ainda, quem tem a minha idade não pode esquecer  dos cursos a distância do IUB - Instituto Universal Brasileiro, e que formou Técnicos em Eletricidade e Eletrônica, Técnicos em Eletricidade de Automóveis, Técnicos em Enrolamento de Motores e tantos outros. Esse é um pouco da história da EAD no Brasil.    

Pois foi em 2007 que recebi um convite do Amarildo Ferrari, empresário responsável pelo CENED – Centro Nacional de Educação à Distancia, para elaborar um curso sobre Segurança do Trabalho. Um curso de capacitação à distância versando sobre os conteúdos básicos da matéria, totalizando 40 horas. Assim nasceu o curso "Fundamentos de Segurança do Trabalho". Elaborei o conteúdo das aulas em pequenos módulos, criei exercícios de revisão e fixação, gravei pequenas aulas em vídeo que poderiam ser assistidas em qualquer momento e preparei material para interagir via skype com alunos de todo o território nacional. Eu que já havia feito uma experiência como locutor de rádio há anos atrás, me vali deste conhecimento prévio e fui à luta. Durante a exposição de conteúdos “ao vivo”, os alunos interpelavam com dúvidas técnicas e algumas conseguia responder de imediato, outras que necessitavam de pesquisa, eu as enviava posteriormente. Essa foi minha primeira experiência. O curso prosseguiu até final de 2009, quando o CENED resolveu investir em cursos de meio ambiente, área de especificidade de seu diretor Amarildo. Foi minha primeira experiência e confesso a todos, inesquecível. 

Durante esses anos eu cursava o Mestrado em Educação, orientado pelo meu grande mestre, Professor Attico Inácio Chassot. Mestre Chassot, como o chamo, me ensinou também a paixão pelo labor blogueiro. Com ele aprendi a redigir textos rápidos e concisos, mas que fossem instigantes aos leitores.  Ele também mantém até hoje o seu Blog (www.mestrechassot.blogspot.com) ativo, com edições diárias, o qual admiro pela disciplina espartana. Também ali naquela realidade do mestrado pude entender o avanço pelo qual a EAD atravessou os últimos anos, inclusive com a universidade implementando parte das disciplinas introdutórias dos cursos de graduação nesse formato.  

Em setembro de 2008, eu que já aprendera em 2007 a trabalhar à distância com alunos através das ferramentas de comunicação digital, resolvi empreender um novo desafio, tornar algumas aulas de segurança do trabalho mais interessantes. Resolvi fazer contato com escolas de ensino profissionalizante da Argentina em segurança do trabalho, tendo em vista minha facilidade com a língua espanhola. E fui surpreendido de forma gratificante pelo aceite do Professor Daniel Dante Mainero, do Instituto Superior de Ciências de La Salud de Buenos Aires. Dali em diante fizemos várias teleconferências tratando de assuntos prevencionistas. Foi um sucesso entre os alunos e alunas. E, a partir de então, iniciamos uma parceria, onde todos os anos fazemos intercambio entre as escolas daqui e o instituto de Buenos Aires. Já nos visitamos presencialmente por duas vezes, em 2010 e 2011.     

No final de 2009 um fato me resgatou em definitivo para a Educação à Distância, por meio de um convite feito pelo núcleo de Educação Nacional de uma instituição importante do Sistema "S" para atuar como Tutor do Curso de Segurança Alimentar. Foi um grande desafio, pois a responsabilidade era muito maior e eu não conseguia esconder o temor das primeiras semanas. Atender a cerca de 200 alunos dos mais distantes recantos do país, respondendo perguntas, instruindo adequadamente sobre o uso do ambiente virtual e interagir de forma dinâmica com todos era minha tarefa. Uma coordenadora de São Paulo, a Patrícia Robeliz, foi minha madrinha nessa empreitada. Foi com ela que muito aprendi nesta nova função. Me ensinou todos os caminhos do ambiente, com uma paciência de Jó, pois não era fácil, creio eu, aturar as inúmeras perguntas com as quais eu lhe perturbava costumeiramente.


Hoje entendo perfeitamente a importância da Educação à Distância e sou um defensor desta modalidade, pois sei o quanto há de responsabilidade e de seriedade na nossa instituição. Já tive alunos de todas as regiões do Brasil e alguns de outros países como Angola, Itália e Espanha. A atuação como tutor requer um certo disciplinamento do tempo disponível, pois os alunos necessitam tal como em sala de aula uma atenção constante. E visitar o ambiente virtual com freqüência é necessário, quase imprescindível. A ausência do Tutor e a falta de respostas às dúvidas discentes denota relaxamento e falta de comprometimento, tanto por parte do profissional da educação à distância quanto da instituição que ele representa.

O Tutor é responsável pela motivação dos alunos e por se sentirem parte de um grupo de estudos. É seu papel também estimular a participação dos alunos nas discussões dos fóruns, tecendo comentários sobre suas postagens. O bom Tutor é capaz de aprofundar conteúdos buscando referenciais teóricos que sustentem as discussões e as tornem mais empolgantes. Pode ainda articular idéias e conteúdos aproveitando-se das falas e idéias trazidas pelos alunos. O envio de mensagens motivadoras através do espaço virtual também é um predicado necessário ao Tutor de referência. E tudo isso tenho aprendido e estou aprendendo desde que, em 2007, resolvi dedicar mais atenção ao Ensino à Distância. É uma paixão pela qual fui cooptado e que dificilmente haverei de abandonar.              

Um comentário:

Attico CHASSOT disse...

Muito estimado colega Jairo,
mais que comentar a relevância da blogada desta semana, preciso agradecer os destaques recebo nesta edição. Primeiro, o privilégio de ter sido teu orientador; a parceria intelectual que construímos ali se mostra nas construções que viemos fazendo. Segundo, o destaque que dás ao meu fazer alfabetização cientifica, à distância, com o blogar cotidiano, também mercado pela parceria que juntos aprendemos a construir.
Obrigado por isso e também cumprimentos pelo texto.


attico chassot