08 novembro 2013

ENFIM, O GUIA DO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO


Guia do Técnico em Segurança do Trabalho
A primeira semana de novembro deste 2013, que se encerra neste sábado, traz uma marca que para mim será inesquecível. O dia 08 de novembro, além de marcar o Dia do Radiologista, formação que também se insere nas escolas onde atuo como docente, reservou-me uma grande alegria. Um projeto acalentado há mais de 5 anos tornou-se realidade, pois acabei de receber pelo Correio o pacote da Editora LTR contendo alguns exemplares de minha primeira obra: o Guia do Técnico em Segurança do Trabalho. Neste momento de alegria, uma tristeza ainda se faz presente, a ausência de minha mãe que, por certo, estaria vibrando com esta conquista. Tão logo recebi e abri o invólucro, retirei o primeiro número e empunhei-o ao céu em ofertório, a esta que sempre me foi motivo de grande inspiração. 

Lembrei também daqueles momentos em que eu instigava os alunos e alunas a darem o máximo de si quando recebessem a primeira oportunidade, bem como, daqueles que já estavam inseridos na profissão. A grande maioria, diante da angústia do desafio, me perguntava: "Professor, mas o que eu vou fazer quando a empresa me contratar?" E eu lhes dizia: "Um dia vocês poderão desfrutar de uma obra que possa lhes orientar neste sentido. Sonho repassar minha experiência de vida corporativa a vocês! Quem sabe isso acontece em breve?".

O Guia já está disponível na página da Editora LTR
Pois bem, o sonho se faz realidade nesta sexta-feira, dia 08 de novembro de 2013. Convido a todos para me acompanharem neste sonho, pois o grande motivo desta escrita são todos vocês. Vocês que sofreram por algumas derrotas, choraram e se desesperaram por algumas frustrações e vibraram pelas vitórias alcançadas. Tenham a certeza de que meu sentimento também não foi diferente diante das expectativas que tinha e tenho em cada um de vocês. Pois cada um e cada uma leva um pedacinho de mim quando se despede da Escola e busca o mercado de trabalho. 

A seguir, como aperitivo, transcrevo trechos iniciais do mesmo, na expectativa de tê-los como apreciadores do modesto conhecimento que a partir de agora já não mais me pertence, mas está a inteira disposição de todos vocês. Boa leitura!
        
         Diz a sabedoria popular que um indivíduo só se torna completo depois de realizar três coisas: plantar uma árvore, criar um filho e escrever um livro. Não creio que sejam tarefas difíceis de se realizar, pois a maioria de nos tem capacidade de desenvolver esta competência. Todavia, acredito ser difícil prever o êxito em cada uma delas. Plantar uma árvore requer um grande cuidado inicial, pois uma muda necessita de tratamento igual a uma criança nascitura. Tanto a arvore quanto a criança nas fases primevas, se não tiverem os cuidados essenciais dedicados a quem se desenvolve, podem ter comprometidas suas fases posteriores. Já plantei árvores, mas confesso que não as acompanhei em seu desenvolvimento. Aliás, nem sequer recordo o local em que elas estariam hoje. É bem provável que já tenham sido abatidas, e eu nem estava presente para chorar sua derrubada. Portanto, me considero deveras irresponsável por este desamparo. No caso de filho, graças a Deus tenho acompanhado seu desenvolvimento desde a tenra idade, talvez não como deveria, mas ultimamente tenho feito esforços. E quando dou graças a Deus, é porque sei o quanto é difícil proporcionar condições adequadas para o crescimento de um filho, bem como estar atento às suas atividades, seus relacionamentos e a influencia destes no seu desenvolvimento.

Três coisas que completam um indivíduo, segundo a crença popular
            Mas e o livro? Bem, a terceira ação para me tornar um indivíduo completo tem muito de doação e de expectativas. [...] Praticamente Marx levou uma vida para escrever O Capital. E nem sequer imaginava a influencia que a obra teria no pensamento econômico e político mundial. Conta Eduardo Galeano, em seu livro Los Hijos de Los Dias, que no enterro de Karl Marx, no cemitério de Highgate, em Londres, compareceu uma multidão de onze pessoas, incluindo neste número o coveiro. [...] Segundo Galeano, este profeta da transformação do mundo passou a vida fugindo da polícia e dos credores. Havia por parte do governo da Prússia, seu país, uma grande contestação às suas ideias. Ao comentar sua principal obra, Marx relevou: “Ninguém escreveu tanto sobre dinheiro tendo tão pouco. O Capital não me pagará nem os cigarros que fumei quando escrevia”.

            Sendo assim, da mesma forma não devo e não quero criar expectativas em relação a este livro. Muito menos tenho a pretensão de me comparar com o ícone da critica capitalista. Só o reconhecimento de compor a galeria dos escreventes da área prevencionista já me basta, e quem sabe pague os momentos que dispensei para esta tarefa. E, se meus leitores chegaram até aqui, sinto-me extremamente lisonjeado, pois consegui atingir o objetivo principal que me moveu desde o início.

Um comentário:

Portal Energiamais disse...

Caro Jairo

Parabenizo-o pelo lançamento do seu "Guia do Técnico em Segurança do Trabalho" e compartilho da sua felicidade neste momento tão importante em sua vida.
Realmente, sou daqueles que acreditam que a nossa vida somente se completa com a paternidade (ou maternidade), o plantio de uma árvore e a elaboração de um Livro. Creio que agora você está se considerando um homem em toda a sua plenitude, mas tenho a absoluta certeza de que o lançamento do Livro não o acomodará. Estamos à espera de outras iniciativas que engrandeçam a todos nós, mesmo os amigos "virtuais" que aos poucos vão aprendendo a admirá-lo e, por conseguinte, tornando-se apenas amigos distantes.
Muitas felicidades e sucesso.
Flórido Martins