22 agosto 2015

FEIRA DE PROJETOS SENAC RS 2015



A sede da SOGIPA foi o local escolhido para a Feira de Projetos e Mostra de Inovação 2015
Esta foi para mim uma semana muito especial nas atividades do conhecimento e da tecnologia, coisa que a nós docentes, imiscuídos com frequência nestas áreas, trazem muita exultação. A 6ª Feira de Projetos “Construindo Soluções” 2015 e 3ª Mostra de Inovação, do SENAC RS, teve lugar num dos maiores clubes brasileiros, a Sociedade Ginástica Porto-alegrense – SOGIPA. Ali se reuniram alunos e alunas representando unidades do SENAC de todo o Estado.

Banca de Avaliação: Eu, João Machado e Profa. Ereci Druzziam
A convite da professora Marta Maria Brackmann, do Núcleo de Educação Profissional do SENAC RS, integrei uma das Bancas de Avaliação dos projetos ali apresentados por alunos e alunas durante toda a tarde. Nossa equipe contou com dois competentes colegas avaliadores, a professora Ereci Teresinha Druzziam, da Escola Técnica Fundação Liberato de Novo Hamburgo, e o professor João Machado, da Fundação Assistência Sócio Educativa de Porto Alegre.

Foram apresentados mais de quatro dezenas de projetos, cabendo a nós avaliar três deles, sendo um projeto do nível de Aprendizagem Comercial, um do nível Técnico em Informática e um outro do nível Técnico em Meio Ambiente. Os temas eram bastante intrigantes e contributivos, principalmente no sentido de oportunizar melhorias no aspecto social, ambiental e na inclusão digital.

Equipe SENAC Santana do Livramento: Alice, Caroline e Daiane
Iniciamos visitando o stand de Santana do Livramento, com as alunas Alice, Caroline e Daiane, que trouxeram o Projeto “Recicla Vidas”. As alunas recolheram lixo reciclável em lugares do município (vidros, latas e potes plásticos) e aplicaram conhecimentos de artesania, transformando-os em objetos decorativos. Posteriormente, os mesmos eram comercializados na comunidade e os valores arrecadados se transformavam em alimentos não perecíveis. Estes alimentos (pacotes de arroz, macarrão, feijão e outros produtos) eram encaminhados para o Restaurante Casa Nostra, na cidade. O restaurante diariamente destinava este excedente de alimentos, sob a forma de “marmitas”, a pessoas moradoras de rua e necessitados. Uma ideia um tanto quanto original.

Equipe SENAC Santa Rosa: Cristian, Joélcio e Angela
Um segundo stand por nós visitados no meio da tarde, apresentava o projeto “Reciclagem e Inclusão Digital”, representando o SENAC de Santa Rosa. Ali pudemos apreciar os alunos Cristian e Joelcio, e a aluna Angela, exporem a ideia surpreendente de reciclar equipamentos eletrônicos utilizados em jogos ilícitos, confiscados pela Receita Federal e pela Polícia Federal, para transformá-los em ferramentas tecnológicas das escolas públicas da comunidade. Dotados do conhecimento de tecnologia da informação, os próprios alunos remanejaram peças de uma e de outra máquina apreendida e montaram bancadas com telas, teclados e mouses perfeitamente integrados aos laboratórios das Escolas. Uma iniciativa que deverá proporcionar melhores condições de trabalho para os docentes locais, bem como para os discentes.

Equipe SENAC Santa Cruz do Sul: Bárbara e Isadora
No terceiro e último stand visitado, e a ser submetido à nossa avaliação, foi apresentado o projeto “Implantação do Programa de Qualidade de Vida no Trabalho na empresa Dupont, com aplicação da Ginástica Laboral”, do SENAC de Santa Cruz do Sul. A dupla formada pelas alunas Bárbara e Isadora descreveu de maneira pormenorizada a organização e o planejamento do projeto. Amparadas por uma profissional de fisioterapia, aplicaram um questionário aos funcionários da empresa de logística do município, no intuito de embasar o projeto dentro das necessidades dos mesmos. Desta forma, conseguiram elaborar um conjunto de exercícios que, ao serem executados periodicamente no local de trabalho, puderam melhorar as condições de saúde dos trabalhadores. Houve por parte da empresa uma adesão significativa, incluindo até mesmo um “juramento dos funcionários”, do qual tivemos comprovação ao assistirmos o vídeo gravado pela equipe.

Equipe SENAC Farroupilha: Mateus, Juliana e Maria Elvira
Terminadas as visitas, já nos preparávamos para a reunião de avaliação. Aproveitei para tirar algumas fotos do local, que esbanjava a primazia de organização e beleza, quando fui surpreendido pelo convite de uma das equipes de stand do SENAC de Farroupilha, composta pela Maria Elvira, a Juliana e o Mateus. Pela minha dificuldade na mobilidade, utilizava uma cadeira de rodas, o que chamou a atenção deles pelo projeto que traziam à feira. Cuidadosamente me explicaram os objetivos do mesmo: uma pequena “rampa articulada” para uso como um kit de cadeirante, a ser utilizada sempre que houvesse dificuldade em subir ou descer de calçadas no passeio público. O nome do projeto: “Acessibilidade e Independência”. Fui motivo de destaque pela equipe, fazendo com que me sentisse o “astro do momento”, com direito a fotos e tudo mais. Muito obrigado a eles pelo carinho a mim despendido. Inflaram meu ego, por certo.

O local esteve bastante prestigiado pelo público visitante
Finalmente, realizamos a avaliação dos projetos visitados e, ao final, fomos agraciados com vários "mimos" pelos organizadores do evento. Foi sobejo também compartilhar com colegas de docência esse momento. O resultado final mostrou a todos nós a importância de motivar a juventude na busca de soluções simples e eficientes, para resolver problemas e construir soluções em todos os campos do conhecimento. E para isso, o SENAC RS mostrou que está no caminho certo, e que destes projetos há de brotar qualidades inesperadas que poderão tornar nosso futuro deveras promissor.

3 comentários:

Unknown disse...

Tive o prazer de conhecer os professores Jairo e João na Feira do SENAC. Momentos de troca muito significativas. Parabéns Jairo pela ótima descrição do que vivenciamos em um curto espaço de tempo

Unknown disse...

Tive a honra de dividir esses momentos com os professores Jairo e João. Parabéns Jairo pela ótima descrição dessa experiência trocada num curot espaço de tempo

Attico CHASSOT disse...

Meu caro Jairo,
é muito bom sabê-lo na linha de frente do fazer Educação. Viajei na leitura da Feira.
Obrigado