09 janeiro 2016

O LEGADO DE UM VISIONÁRIO

O Bike Poa já é um projeto consagrado na capital
Se estivesse vivo, esta semana José Lutzenberger certamente estaria vibrando com o anuncio de um projeto que poderá tornar Porto Alegre em breve uma das capitais reconhecidas mundialmente como modelo de mobilidade urbana. Quando ainda estava à frente da AGAPAN, defendia ele um novo modelo de transporte urbano, mais racional e mais econômico. Um veículo de aluguel por tempo de utilização, disponível aos cidadãos que pretendiam se movimentar pela cidade, evitando o congestionamento usual.

Além disso, o veículo idealizado seria livre de combustíveis fósseis, de maneira a reduzir a poluição do monóxido de carbono dos motores à combustão.

Cezar e Lucas resolveram empreender no novo modelo de transporte
Pois este projeto está próximo de se tornar realidade na capital gaucha, nos mesmos moldes do sistema Bike Poa, que se tornou habitual para deslocamentos na cidade. O projeto SIVI – Sistema Veicular Inteligente vai proporcionar aos cidadãos porto-alegrenses a possibilidade de deixar seus carros em casa quando vierem para o centro da capital. Colocado em prática pelos engenheiros Cezar Reinbrecht e Lucas de Paris, o sistema deverá adotar uma das alternativas de veiculo elétrico disponíveis e viáveis neste caso. Uma delas é a parceria com o inventor aposentado João Alfredo Dresch, de Lajeado, que em abril de 2014 apresentou seu carro elétrico de 2 metros de comprimento e com potencia de 5CV. O veículo atinge até 70 km/h, e dispensa combustível. Outra alternativa, caso não haja essa parceria regional, é a importação de um veículo similar fabricado pela francesa Renault.

O carro elétrico do gaúcho João Alfredo estacionado numa
rua de Lajeado ocupa pouco espaço
Inicialmente o projeto pretende atender uma linha experimental, entre os dois campis da UFRGS, do Centro Histórico até a Agronomia. Gradativamente o projeto deverá se expandir, até atingir várias estações, com uma média de 10 veículos em cada ponto.

O valor do aluguel do carro elétrico SIVI deverá girar, segundo os engenheiros responsáveis, em torno de R$24,00, e poderá ter desconto de R$4,00 caso haja carona. Alguns detalhes do projeto foram especificados recentemente em entrevista dos engenheiros a jornal da capital: a) o usuário poderá se cadastrar como motorista (a CNH é sincronizada com o sistema - e só pode dirigir quem está com o documento regular) ou carona; b) para retirar um veículo em uma estação, é preciso ativar o sistema pelo aplicativo no smartphone, assim como é feito no sistema Bike Poa, e fazer o pagamento com cartão de crédito; c) os carros terão cores que se destacam no trânsito, como verde-limão, rosa, amarelo e laranja.

Empresários alugam prédios antigos
para instalar estacionamentos
O projeto já nasce com a grande expectativa de que poderemos tornar o espaço urbano da capital livre de congestionamentos e mais racional, além de mais silencioso e menos poluído pela ausência dos motores a combustão. Poderemos também reduzir estes verdadeiros "esqueletos" de edificação sem vida que enfeiam e emporcalham o centro da cidade, estacionamentos com tarifas escorchantes criados para acomodar uma frota que cresce a cada dia. 

A ideia de Lutzenberger vai se tornar realidade
O SIVI tem a minha torcida, porque demonstra que a cultura e o pensamento de uma cidade mais harmonizada com o meio ambiente, como pensava Lutzenberger, frutificou e agora traz benefícios para a sociedade em geral. Deve-se reconhecer o " Legado deste Visionário", que desde o século passado já propunha esta alternativa para a capital. 

Parabéns aos empreendedores que agora dão voda ao legado de Lutz, e que as autoridades públicas municipais apoiem essa brilhante iniciativa em prol da comunidade.   

Um comentário:

Attico CHASSOT disse...

Muito estimado colega e amigo Jairo!
Tua blogada deste fim-de-semana faz aflorar, entre outros, dois assuntos.
Ainda na sexta-feira, dizia a Jackeline, uma orientanda que prepara um trabalho acerca de mata cíliares, que tinha de te conhecer para ouvir a cerca de Lutzenberger.
Segundo,a oportunidade de veículos elétricos. No dia 7 do mês passado publiquei em http://mestrechassot.blogspot.com.br/2015/12/07-uma-surpresa-no-parque-tecnologico.html referindo as emoções que que vivi ao visitar o Parque Tecnológico de Itaipu, onde dirigi veículos elétricos.
Um muito bom domingo e mais uma visitar tua edição semanal.
Attico chassot