O Bike Poa já é um projeto consagrado na capital |
Se
estivesse vivo, esta semana José Lutzenberger certamente estaria vibrando com o
anuncio de um projeto que poderá tornar Porto Alegre em breve uma das
capitais reconhecidas mundialmente como modelo de mobilidade urbana. Quando
ainda estava à frente da AGAPAN, defendia ele um novo modelo de transporte urbano,
mais racional e mais econômico. Um veículo de aluguel por tempo de utilização, disponível
aos cidadãos que pretendiam se movimentar pela cidade, evitando o congestionamento
usual.
Além
disso, o veículo idealizado seria livre de combustíveis fósseis, de maneira a
reduzir a poluição do monóxido de carbono dos motores à combustão.
Cezar e Lucas resolveram empreender no novo modelo de transporte |
Pois
este projeto está próximo de se tornar realidade na capital gaucha, nos mesmos
moldes do sistema Bike Poa, que se tornou habitual para deslocamentos na
cidade. O projeto SIVI – Sistema Veicular Inteligente vai proporcionar aos cidadãos
porto-alegrenses a possibilidade de deixar seus carros em casa quando vierem
para o centro da capital. Colocado em prática pelos engenheiros Cezar Reinbrecht e Lucas
de Paris, o sistema deverá adotar uma das alternativas de veiculo elétrico disponíveis
e viáveis neste caso. Uma delas é a parceria com o inventor aposentado João
Alfredo Dresch, de Lajeado, que em abril de 2014 apresentou seu carro elétrico
de 2 metros de comprimento e com potencia de 5CV. O veículo atinge até 70 km/h,
e dispensa combustível. Outra alternativa, caso não haja essa parceria regional,
é a importação de um veículo similar fabricado pela francesa Renault.
O carro elétrico do gaúcho João Alfredo estacionado numa rua de Lajeado ocupa pouco espaço |
Inicialmente
o projeto pretende atender uma linha experimental, entre os dois campis da
UFRGS, do Centro Histórico até a Agronomia. Gradativamente o projeto deverá se
expandir, até atingir várias estações, com uma média de 10 veículos em cada
ponto.
O valor do aluguel do carro elétrico SIVI deverá girar, segundo os engenheiros responsáveis, em torno de R$24,00, e poderá ter desconto de R$4,00 caso haja carona. Alguns detalhes do projeto foram especificados recentemente em entrevista dos engenheiros a jornal da capital: a) o usuário poderá se cadastrar como motorista (a CNH é sincronizada com o sistema - e só pode dirigir quem está com o documento regular) ou carona; b) para retirar um veículo em uma estação, é preciso ativar o sistema pelo aplicativo no smartphone, assim como é feito no sistema Bike Poa, e fazer o pagamento com cartão de crédito; c) os carros terão cores que se destacam no trânsito, como verde-limão, rosa, amarelo e laranja.
O projeto já nasce com a grande expectativa de que poderemos tornar o espaço urbano da capital livre de congestionamentos e mais racional, além de mais silencioso e menos poluído pela ausência dos motores a combustão. Poderemos também reduzir estes verdadeiros "esqueletos" de edificação sem vida que enfeiam e emporcalham o centro da cidade, estacionamentos com tarifas escorchantes criados para acomodar uma frota que cresce a cada dia.
A ideia de Lutzenberger vai se tornar realidade |
O SIVI tem a minha torcida, porque demonstra que a cultura e o pensamento de uma cidade mais harmonizada com o meio ambiente, como pensava Lutzenberger, frutificou e agora traz benefícios para a sociedade em geral. Deve-se reconhecer o " Legado deste Visionário", que desde o século passado já propunha esta alternativa para a capital.
Parabéns aos empreendedores que agora dão voda ao legado de Lutz, e que as autoridades públicas municipais apoiem essa brilhante iniciativa em prol da comunidade.
Um comentário:
Muito estimado colega e amigo Jairo!
Tua blogada deste fim-de-semana faz aflorar, entre outros, dois assuntos.
Ainda na sexta-feira, dizia a Jackeline, uma orientanda que prepara um trabalho acerca de mata cíliares, que tinha de te conhecer para ouvir a cerca de Lutzenberger.
Segundo,a oportunidade de veículos elétricos. No dia 7 do mês passado publiquei em http://mestrechassot.blogspot.com.br/2015/12/07-uma-surpresa-no-parque-tecnologico.html referindo as emoções que que vivi ao visitar o Parque Tecnológico de Itaipu, onde dirigi veículos elétricos.
Um muito bom domingo e mais uma visitar tua edição semanal.
Attico chassot
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