20 agosto 2016

FEIRA DE PROJETOS SENAC 2016

Avaliador da Feira de Projetos SENAC
2016, pelo segundo ano
Mais uma vez, a convite da amiga Marta Brackmann, do Núcleo de Educação profissional do SENAC, estive compondo uma das bancas de avaliação da Feira de Projetos 2016 do SENAC estadual. Um projeto de sucesso que todo ano reúne as melhores ideias de inovação das unidades do Rio Grande do Sul, demonstrando todo o potencial dos cursos técnicos e de formação inicial e continuada da instituição.

Na companhia das professoras Rose e Jussara, minhas queridas colegas de banca, além de contar com a presença de minha doce filha Adriana, pude desfrutar de uma manhã muito inspirada e extremamente edificadora. Coube a nós da Banca 14 a avaliação de quatro projetos, sendo um de Porto Alegre, da unidade Passo da Areia, um da unidade de Passo Fundo, um da unidade de Carazinho e outro do da região sul representando a unidade de Rio Grande.

Professoras Rose e Jussara, uma excepcional
companhia
Depois de nos inteirarmos dos esboços dos projetos, fomos visitar cada um dos estandes, para apreciar a exposição dos alunos. Foi bastante perceptível a empolgação discente e a dedicação dos docente na preparação das apresentações. E uma das coisas que nos chamou a atenção, foi que os professores orientadores sequer se manifestavam, exceto quando eram chamados pela banca a alguma ponderação.

Na primeira banca, a de Carazinho, nos foi apresentado o projeto “Recicla Business”. Este projeto tinha por objetivo principal a reciclagem de equipamentos usados de informática, tornando-os uteis em empresas de pequeno porte  e micro empresas. Usando um sistema Linux de software livre, os alunos desenvolveram um servidor central com maquinas periféricas que pudessem atender um sistema de gestão para microempresas composto de itens como controle de estoque, administrativo, comercial e outros. Uma forma barata e eficiente de proporcionar qualidade de gestão para empresas com poucos recursos financeiros e em fase inicial.

Projeto NR26 reformulada - SENAC de Porto Alegre 
Depois, fomos até a banca da unidade de Passo Fundo, para conhecer o projeto “Sistema de Unificação de Redes Sociais”, apresentado pelos alunos Gabriel, Ellen e Luan. De maneira efusiva eles apresentaram um projeto capaz de reunir e avaliar o desempenho das inúmeras redes sociais que um empresário utiliza no comercio de bens, serviços e turismo. A ferramenta utilziada funciona como uma “rede hibrida” ou “agregadora de redes” que realiza uma conexão de todas as redes e possibilita avaliar o desempenho de cada uma e sua performance. Mostraram a nós sob a forma de gráficos e dados estatísticos que comprovaram a eficiência do projeto.

A seguir, fomos visitar a banca da unidade de Rio Grande, onde o aluno Edgar Flores, militar e faroleiro de profissão, estudante do curso técnico em segurança do trabalho, se esmerou na apresentação do projeto “Estribo de Trabalho em Altura”. Demonstrando grande domínio do projeto, principalmente pela experiência comprovada por atuar nas atividades de trabalho em altura, Edgar foi capaz de nos convencer da importância do seu projeto. Além de detalhar as características e a eficiência  do acessório para cinto tipo paraquedista, recorreu a exemplos de doenças de que são acometidos estes trabalhadores quando submetidos a longo período em suspensão. Argumentou que o projeto contribuiria de maneira preventiva qualquer formação de coágulo por estrangulamento da artéria femural em caso de o trabalhador ficar suspenso por algum acidente em trabalho em altura. Muito interessante o projeto e chamou a atenção de todos nós.

Edgar Flores do SENAC de Rio Grande explica seu projeto
à professora Rose
Por último, estivemos visitando o estande da unidade da capital, especificamente da unidade do bairro Passo D’Areia. Ali, os alunos Fabian e João Marcos nos apresentaram o projeto “NR 26: Uma Releitura da Norma na Era Digital”. Esta norma regulamentadora traz os aspectos da sinalização de segurança, onde especifica cores, placas e frases de atenção utilizadas para alertar trabalhadores nos aspectos de prevenção. O grande objetivo do projeto era uma revisão da norma e a proposição de uma padronização dos dizeres, das cores e da pictografia utilizada para a confecção da sinalização. Para exemplificar a importância de uma modificação da NR26, que demonstra uma enorme deficiência em relação aos recursos contemporâneos disponíveis, Fabian e João Marcos mostraram o novo modelo de placas de veículos brasileiros, a ser implantado no inicio de 2017. Estas novas placas trazem modernidade e padronização neste sistema, similar àquilo que eles propõem à NR26 com o projeto.

Estandes da Feira de Projetos 2016 montados
Centro de Eventos do Barra Shopping 
Depois de conhecer os projetos, retornamos eu, Rose e Jussara à Sala de Avaliadores para nossos pareceres e notas finais. Ali reunidos, e apoiados pela equipe do SENAC, cumprimos nossa tarefa. Foi uma manhã de muita satisfação e alegria, de podermos não somente contribuir com a educação profissional e com o excepcional trabalho do SENAC, mas de avaliar e reconhecer o potencial dos alunos que elevam o nome de uma instituição capaz de realizar transformações na sociedade gaúcha.           

Um comentário:

Attico CHASSOT disse...

Meu caro Jairo,
no relato da jornada de avaliação, onde há uma carinhosa referência à coparticipação de tua filha Adriana, mostras a importância de sermos Educadores, enquanto avaliadores.
Isso é muito oportuno.
Ainda em mestrechassot.blogspot.com desta quarta-feira, dia 17, fiz repto a livro “O Professor não é Educador” transformado em uma bíblia desta excrescência apelidada ‘escola sem partido’.
Assim, minha homenagem a ti e aquelas que contigo fizeram educação nesta atividade que relatas,
attico chassot