10 setembro 2016

EXEMPLO DE INCLUSÃO E SUPERAÇÃO

Jogos Paralímpicos 2016: exemplo de inclusão e superação
Quando se pensa em pessoa com deficiência, a primeira coisa a concluir é uma pessoa acometida de desânimo e amargura por causa da sua condição. Não quero dizer que não existam pessoas com esta postura. Mas o exemplo que nos mostram os Jogos Paralímpicos iniciados neste sete de setembro é o avesso de tudo isso. Ali estão pessoas em busca da superação. Estão em busca de provar que é possível ultrapassar os próprios limites. 

E não somente isso. Dotados de uma força de vontade indescritível, contrariamente ao que presenciamos na Rio 2016, os atletas paralímpicos possuem patrocínios mais singelos. Não nadam em e por dinheiro. Certamente também não vão inventar histórias de que foram assaltados à noite na balada, correndo o risco de perderem as verbas de seus patrocinadores.

Daniel Dias é um dos nossos exemplos de superação
Talvez por isso é que os Jogos Paralímpicos Rio 2016 já estão batendo recordes de ingressos vendidos. Só estão aquém ainda do jogos de Londres há quatro anos atrás. Dos demais ocorridos, a edição atual já supera todos os indicadores. E ao que parece, muitos turistas trocaram a “muvuca” dos jogos anteriores pela calma e tranquilidade das disputas atuais. Não para de chegar gente no Rio de Janeiro. Os ingressos para as disputas nos dois finais de semana que se aproximam já estão totalmente esgotados. Só há ingressos para os dias de semana, e sob o risco de também se esgotarem.

Isso demonstra que nossa sociedade está cada vez mais dando  valor aos “diferentes”, àqueles que são capazes de transformar a dificuldade em motivação para alcançar objetivos. Observem, por exemplo, o nadador Daniel Dias, que abriu esta edição com uma exibição esplendorosa na piscina do parque Maria Lenk. Apesar da restrição de seus braços apequenados, foi capaz de superar todos os adversários com braçadas firmes e vigorosas. Outro exemplo foi o salto em distancia do nosso atleta Ricardo Costa, ao conquistar medalha de ouro. Nos quatrocentos metros foi a vez de Daniel Martins conquistar outra medalha de ouro, que estreando na competição também bateu o recorde mundial da prova.
Ricardo Costa: ouro no salto em distância

E isso é só o começo, pois podemos considerar o Brasil uma potencia desportiva nesta disputa. O receio de arquibancadas vazias foi superado pelo excepcional público que acorre às disputas em número cada vez maior.   

Fico muito emocionado assistindo as competições e sabendo dos resultados. A superação destes verdadeiros heróis demonstra que quando se quer não existem limites impossíveis de serem superados. Basta dedicação e planejamento para fazer da melhor forma, e dentro das possibilidades de cada um. O céu é o limite.

Daniel Martins: ouro nos 400 metros
Na noite desta quinta-feira, assisti na TV Cultura a entrevista de nosso corredor bi-amputado, Alan Fonteles, que foi prata em Pequim (2008) e ouro em Londres (2012), vencendo o famoso Oscar Pistorius. Um depoimento emocionante e demonstrando muita humildade, Alan falou de seu empenho na busca de outra vitoria nos próximos dias.  

E demonstrando que há cada vez mais uma preocupação com a inclusão de pessoas com deficiência, soube que as medalhas que estão sendo entregues aos atletas vencedores, pela primeira vez são medalhas especiais. Conforme a categoria, elas possuem um guizo interno que facilita a identificação pelos atletas com deficiência visual. As de ouro possuem 28 guizos, as de prata 20 guizos e as de bronze 16. Os atletas podem identificar cada categoria ao agitarem as medalhas.
"Medalhas inclusivas" são novidade nos jogos do Rio

Dentro da condição que estou atualmente, me vejo como parte desta realidade. Logo que a doença me acometeu, fiquei bastante abatido e confesso que os horizontes se estreitaram num primeiro momento. Mas as leituras sobre realidades diversas me mostraram outras possibilidades. E foi isso que me trouxe esperança e me mostrou um caminho que até então eu desconhecia. E os Jogos Paralímpicos tem sido para mim uma comprovação de tudo isso.


Faculdade FACTUM: Acessibilidade e Diversidade
E esta semana que passou foi de muita alegria para mim, pois fui convidado pela Diretora Administrativa da Faculdade FACTUM para fazer parte da Comissão de Acessibilidade e Diversidade da Escola, onde atuo há quase dez anos. A instituição pretende realizar uma transformação em suas condições de receber e integrar indivíduos com limitações e deficiências, e para tanto, está montando esta equipe para qual fui convidado. Isto demonstra que a sociedade está se modificando e integrando pessoas apesar das suas limitações. E estou muito grato por poder fazer parte destas mudanças.   

Nenhum comentário: