28 outubro 2016

SEMANA ACADEMICA NO IFSUL



Acessibilidade… 

Convite da Semana Acadêmica do Instituto Federal de Porto Alegre
Este foi o assunto que tomou minhas horas nas últimas semanas. Primeiramente porque se intensificaram as discussões junto à Comissão da qual faço parte na Escola Factum. Ali estamos preparando com intensidade um evento para o mês de dezembro, pois o dia 03 é Dia Internacional da Pessoa com Deficiência e dia 05 é Dia Mundial da Acessibilidade.

Mas esta semana que está terminando, foi de grande satisfação para mim. Estive fazendo parte da Semana Acadêmica do Curso Técnico em Segurança do Trabalho do Instituto Federal de Educação de Porto Alegre, ocorrida de 24 a 26 de outubro. O convite partiu de acadêmicos do curso, que me propuseram falar da Acessibilidade no Ambiente de Trabalho. Mais especificamente, carinhosamente fui convidado pela Alessandra Pelágio para fazer parte da programação na noite do dia 24 de outubro. 

Alessandra e Larissa, alunas que me receberam na sede
Não posso me queixar das questões de acessibilidade ao local, pois o estacionamento me proporcionou facilidades, e fui recebido com gentilezas pela própria Alessandra e pela Larissa. Rapidamente, passeamos pelo recinto, e fiquei muito admirado com o aconchego das instalações. Lugar bonito e confortável.

Logo após a palestra do representante da 3M, sobre os equipamentos de proteção individual auditivos, assumi a palavra. Foram cerca de cinquenta minutos em que tive o prazer de contar com um público muito atento e bastante participativo. Entre eles, além de meus ex-alunos Taís Martins e Uziel de Moraes, estavam também colegas de docência da instituição como o Claudio Boezzio de Araújo, o Danilo Franchini e a Maria Claudia Bissigo. Trocamos algumas impressões até mesmo sobre o tema que nos aproxima, a segurança do trabalho.  

Ao iniciar minha abordagem, procurei mostrar que o Censo de 2010 mostrou que temos quase 45 milhões de pessoas portadoras de alguma deficiência no Brasil. Isso representa quase 24% da população.

Depois, fiz questão de mostrar os tipos de deficiência que dificultam as oportunidades a estas pessoas: deficiência motora, deficiência visual, deficiência auditiva e deficiência intelectual. A maioria destas deficiências tem origem na fase pré-natal, ou seja na concepção ou por questões genéticas, no perinatal, no momento do parto ou por causa dele, no pós-natal, após o nascimento ou por problemas de acidentes. E tudo isso pode afetar a mobilidade, a coordenação motora e a comunicação.

Um momento da palestra
Em seguida, fiz questão de lembrar a Lei de Cotas, que desde a década de 1990 tem procurado inserir no mercado de trabalho estas pessoas. A partir de 100 trabalhadores no seu quadro funcional, a empresa já necessita contratar 2% de pessoas com deficiência. Mas alguns entraves não tem demonstrado eficiência no cumprimento da lei. Entre eles se pode citar o desrespeito à legislação, a falta de fiscalização e a resistência cultural. O professor Danilo fez questão de ressaltar o direito destas pessoas no acesso a tudo de que o restante da população desfruta, já que como cidadãos também cumprem suas obrigações e pagam seus impostos.

Na sequencia, fiz questão de mostrar que os Jogos Paralímpicos 2016, ocorridos em nosso país recentemente, contribuíram   significativamente para um despertar para a realidade neste aspecto. Ou seja, que há uma parcela da população que pode contribuir e gerar riqueza e desenvolvimento para o país.

Entre os presentes, meus ex-alunos Taís e Uziel
No tocante à acessibilidade nas cidades, observa-se uma falta de preocupação dos órgãos públicos. Calçadas e demais vias públicas não tem sido motivo de projetos que viabilizem a acessibilidade aos PCDs. Por isso, aproveitei para concluir minha participação com um vídeo do Dia Mundial do Turismo 2016, mostrando que há possibilidades de inclusão deste contingente de pessoas em todas as atividades da sociedade. Basta que haja um despertar.

Aos amigos do Instituto Federal, colegas docentes e alunas que me proporcionaram a oportunidade, resta somente agradecer o convite e me colocar a disposição para outros eventos. Muito obrigado a todos.

Nenhum comentário: