11 dezembro 2016

DIAS DE GRANDE INTENSIDADE

Simpósio 2016, em comemoração ao
Dia do Técnico em Segurança do Trabalho
Intensidade nas atividades de educação foi a grande marca para mim nestes últimos dias. O ambiente onde a maioria destas atividades aconteceu foi a Factum Faculdade e Escola Técnica, onde estou como docente desde 2007.

Num primeiro momento, rememoro o Simpósio 2016 de Segurança do Trabalho, ocorrido no ocaso de novembro (noite de 28 de novembro), em comemoração ao Dia do Técnico em Segurança do Trabalho, onde tive o privilegio de compartilhar experiências com meus convidados. Estiveram comigo a engenheira de segurança do trabalho e arquiteta Luciana Furstenau Fuchs; minha ex-colega, psicóloga e gerente de gestão de pessoas da Unimed, Cristiane Sastre; a técnica em segurança do trabalho e coordenadora de fiscalização do Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil - STICC, Cídia Santos; o ex-aluno e técnico em segurança do trabalho da regional sul do Mc Donalds (formado na FACTUM), Bruno Ayala Rodrigues; e o ex-aluno e técnico em segurança do trabalho do STICC (formado na FACTUM), imigrante do Haití, Roosvens Marc.

Eng. Luciana fala da sua experiência
Por mais de duas horas eles apresentaram experiências pessoais relativas à atividade prevencionista. A Luciana e a Cristiane, ambas com bastante vivencia no contato com profissionais de saúde, puderam mostrar qual o perfil ideal para quem está querendo entrar no mercado. A Cídia relatou como atuam os profissionais de segurança do trabalho no sindicato desde o momento do estágio, e do quanto eles contribuem para resguardar a saúde do trabalhador na construção civil. O Bruno e o Roosvens fizeram um relato das suas respectivas trajetórias. Foi um grande momento na agregação de conhecimento para todos os presentes.

JUNTOS NA TI, uma atividade do TecnoPUC
No sábado, dia 03 de dezembro, fui convidado a participar do evento JUNTOS NA TI, uma iniciativa das empresas do Polo TECNOPUC na Pontifícia Universidade Católica. Mais de trinta pessoas com deficiência puderam desfrutar das facilidades no uso de tecnologias da informação, orientados por profissionais destas empresas. Reuniram-se os presentes em grupos de deficiência de maneira a facilitar o aprendizado. Foi uma manhã de grande aprendizado e de compartilhar experiências múltiplas na área da TI. Ficou a certeza de que outros eventos ocorrerão, e de que oportunidades de trabalho serão ofertadas aos que participaram nesta primeira etapa.

Por fim, a semana que iniciou dezembro trouxe o evento do qual eu já estava inserido há mais de dois meses. Reunidos numa comissão específica na FACTUM, sob a coordenação da Diretora de Ensino, Janaína Sostísso, organizamos os quatro dias da Semana de Acessibilidade e Diversidade (de 05 a 08/12/16), direcionada aos bacharéis da graduação de enfermagem.

No primeiro dia, houve a exposição do prof. André Verzoni, sobre os motivos que levaram a FACTUM a constituir a comissão. Na sequencia, coube a mim uma exposição aos alunos sobre “Acessibilidade no ambiente de trabalho: experiências, dilemas e aprendizado”.

A segunda noite trouxe uma atividade cultural que atraiu muitos dos alunos, uma exibição de truques de mágica, atividade que é exercida em hospitais locais. Houve ainda palestra sobre “autismo”, com Fernanda Ferreira, socióloga e voluntária do Instituto Autismo e Vida de Porto Alegre. Também o prof. André Verzoni proferiu palestra sobre “Preconceito, estereótipo e empatia”, fechando a segunda noite.

Cinco dias de intensa atividade tratando de acessibilidade
e diversidade
Na terceira noite aconteceu o “Cinema Comentado”, sob a responsabilidade do prof. Paulo Ferraz. E na sequencia, a professora de educação física, instrutora de hidroginástica e natação da ACM, Pâmela do Carmo, falou sobre “A acessibilidade do esporte”.

A última noite que marcou o encerramento do evento trouxe uma sessão de vídeos, onde foram exibidos a “Abertura dos Jogos Paralimpicos de 2016” e o programa da Rede Bandeirantes “A Liga – as dificuldades do deficiente”. A seguir, houve a palestra da engenheira civil e vice-presidente da AGADIM, Tatiana Pelizan “Acessibilidade”, onde fui convidado à mediação.  


Foram todos momentos de convívio excepcional com diferentes pares envolvidos com temáticas extremamente importantes. Tomara possamos desfrutar de outras oportunidades como estas, que engrandecem o espírito e aprimoram o conhecimento.

Nenhum comentário: