17 dezembro 2016

UMA NOVA ARENA CONDÁ

A atual Arena Condá em Chapecó
Quem lida com a educação, como nós, está sempre vasculhando em tudo que é veículo de notícia a respeito de bons projetos. Buscam-se ideias transformadoras, capazes de modificar uma realidade, aprimorar situações e sugerir melhorias.

E para esta pesquisa, hoje temos ferramentas que há poucos anos seriam inimagináveis, capazes de nos colocar diante de novidades que fervilham em todo o mundo, em todos os locais. Ou seja, como dizem os “experts” em comunicação: o mundo se tornou uma grande aldeia, uma verdadeira “aldeia global”. E a ela estamos atrelados constantemente, sendo “bombardeados” de notícias na TV, no computador, no tablet e no smartphone.

O escudo da Associação Chapecoense de Futebol
marcado pela tragédia de 29 de novembro
E para quem acha que atualmente nosso país só serve para gerar noticias de mau gosto, como essas que a política costuma nos brindar costumeiramente, eu quero dizer que podem estar enganados. Acessório a esta triste realidade, ainda temos muita coisa boa acontecendo por aqui.

Esta semana fui tocado por um magnífico projeto, e que me chamou muito a atenção. Um projeto que também acabou se engajando naquelas homenagens às vítimas do acidente aéreo com a equipe da Chapecoense.

Marcos Ferrari, aluno de arquitetura
da FACC de Concórdia - SC
A origem do projeto teve por berço uma cidade vizinha à Chapecó, de um estudante do curso de arquitetura e urbanismo da FACC – Faculdade Concórdia, da cidade do mesmo nome. Marcos Ferrari, de 23 anos, orientado pelo professor Thiago Lanziotti, criou um projeto para uma nova arena de jogos da Associação Chapecoense de Futebol, no mesmo momento em que a equipe, ressentida da perda de grande parte de seus atletas, busca reconstruir o que a tragédia dizimou em 29 de novembro último.

A ideia inicial do projeto leva em conta, segundo minha querida sobrinha Monica Mater, coordenadora do curso e também arquiteta de formação, uma linguagem utilizada no meio arquitetônico chamada “tradução do conceito”. Ou seja, a nova Arena Condá, na versão do Marcos Ferrari, traduz a beleza da indumentária indígena, essencialmente na estilização do “cocar” tradicional, referencia a um dos grandes lideres indígenas do oeste catarinense, Vitorino Condá, incansável defensor das terras de seus ancestrais na região.

Por mais que se queira, as palavras são insuficientes para descrever a beleza e a criatividade do projeto gestado na FACC de Concórdia. A tecnologia atual nos permite sonhar antes da realidade. Então, nada se compara ao vídeo em 3D criado por aluno e orientador para mostrar os detalhes de tamanha ode à criatividade. Vejam, se encantem e tirem suas próprias conclusões.

O projeto da nova Arena Condá em 3D

Depois desta primazia da ciência arquitetônica que nos oferece o Marcos, cabe-nos torcer para que o belíssimo projeto se torne realidade em Chapecó, e que o novo Furacão do Oeste consiga retomar sua trajetória de sucesso e de glórias, homenageando aqueles que deram a vida por ele em terras colombianas. Um projeto ambicioso, certamente, mas do porte de um grande time, uma grande torcida, um grande futuro. E tudo isso ficou demonstrado nos últimos meses.

Parabéns Marcos, por pensar grande! Parabéns prof. Thiago! Parabéns FACC.                         

Nenhum comentário: