06 maio 2017

E VOCÊ? FAZ USO DA TECNOLOGIA?

Apesar de muito úteis, as redes sociais tem consumido
pessoas e seus tempos
Infelizmente ainda temos alguns alunos (e também profissionais já formados) que não se convenceram da importância de dedicar tempo e estudo ao funcionamento das novas tecnologias. Tem alguns inclusive que acreditam que tecnologia se reduz a “mandar whatsapp” e “mexer no Facebook”, como eles mesmos dizem.

Vejo uma grande alienação no uso dessas tecnologias, pois tem gente que passa horas e horas enviando mensagem, curtindo postagens e comentando “futilidades”. E acha que isso é fazer uso da tecnologia. É um dos maiores tormentos para nós professores, que não nos cansamos de chamar a atenção para este desperdício de tempo.

Gente, isso não é  fazer uso da Tecnologia!!!


As Redes Sociais tornam muitas pessoas
reféns e alienadas 
É grande a quantidade de gente “abduzida” por estas ferramentas tecnológicas de “consumo inútil do tempo”. De vez em quando brinco com alguns alunos e alunas de que vou encaminhá-los para “clínicas de desintoxicação”. Aliás, tem muita gente precisando de ajuda, totalmente refém destes “recursos viciantes”.

Pergunta:

Mas o que é então fazer uso da tecnologia, professor?

Resposta:

É fazer com que ela produza resultados que nos favoreçam, que aumentem nosso conhecimento e nosso potencial de criação e de resultados.

Há diversas possibilidades que muita gente desconhece, justamente porque só sabe utilizar as redes sociais. (Não que elas não sejam importantes). Prá se ter uma ideia, tem índio do Alto Xingu que já domina recursos tecnológicos que muitos alunos e alunas da nossa cidade desconhece, sabia?   

Indígenas do Alto Xingu tem conseguido grande habilidade
no uso das tecnologias
Só a plataforma do Google é capaz de fornecer inúmeros instrumentos que facilitam pesquisas, estudos e projetos. E está tudo aí, a disposição para ser vasculhado e descoberto. Uma riqueza imensa de recursos que nem dá prá descrever aqui. Há que se descobrir: planilhas, documentos, pesquisas, apresentações, imagens, vídeos, blogs, podcasts, infográficos, estatísticas e muito mais.  

Mas tem outro componente que dificulta este aprendizado aos nossos jovens: a falta de paciência e o imediatismo. Ao menor rasgo de dificuldade, os aprendizes desistem e já se mostram enfadonhos. Incrível como a nossa cultura pós-moderna estigmatizou toda uma geração, deixando de lado a construção metódica e gradativa do conhecimento, como os antigos estavam habituados. Nós mesmos, nascidos no século passado, seguidamente somos acometidos de uma pressa espantosa, pois há muitas exigências que a modernidade nos impôs pelo seu ritmo vertiginoso.

Equipes de futebol se utilizam da tecnologia para
aprimorar seu desempenho
E o que me impressiona é que aqueles e aquelas que conseguem se doutrinar e adensar seu conhecimento nestas novas tecnologias, estão avançando a passos largos e se distanciando léguas de quem ainda não se apercebeu disso.

Esta semana ainda, me chamou a atenção uma reportagem sobre o uso da “Análise de Desempenho” nas equipes esportivas. (Quem quiser pode assistir acessando este link: http://globoesporte.globo.com/rs/videos/t/globo-esporte-rs/v/cruzeiro-utiliza-software-para-fazer-mapeamento-completo-do-adversario-e-do-proprio-time/5750070/). O repórter Fernando Becker, de afamada emissora local, mostrou em detalhes como as equipes gaúchas de futebol tem utilizado esta ferramenta tecnológica com sucesso. Fazendo uso dela, foi que o Novo Hamburgo conseguiu, por meio de análise de jogos e de estatísticas bem estruturadas, estudar os adversários com profundidade e atuar com sucesso em cima de suas deficiências.

Portanto, não foi por acaso que o Novo Hamburgo surgiu como destaque do certame estadual, e neste final de semana pode fazer história no nosso “charmoso” Gauchão. Tudo à base de “tecnologia”.


O bom resultado do Novo Hamburgo no campeonato gaúcho tem uma
parte devida ao uso da tecnologia

Nenhum comentário: