19 agosto 2017

MAIS UMA VEZ "CONSTRUINDO SOLUÇÕES"


Mais um evento importante do SENAC RS aconteceu no Barra Shopping
Esta foi uma semana enriquecedora. Mais uma vez estive envolvido com a educação técnica, e onde conheci colegas de docência que me fizeram aprimorar o conhecimento e compartilhar momentos de extrema relevância e alegria. Neste ano de 2017, novamente fui convidado a compor as bancas de avaliação da Feira de Projetos do SENAC RS e da Mostra de Inovação.

Estive representando a Faculdade FACTUM, e na companhia das colegas do SENAC RS, professora Vera Keller, da Faculdade SENAC, e professora Rita de Cassia Basilio, orientadora do EAD SENAC. Visitamos durante uma manhã e duas tardes mais de quinze projetos de diversos cursos de formação técnica. Alunos e professores orientadores de todo o Estado se fizeram presentes num grande evento, e que a cada ano mostra como é importante investir no conhecimento.

A composição de nossa Banca contou com 
as brilhantes colegas Vera Keller e Rita Basilio
“Construindo Soluções” tem sido o mote destes encontros, onde se busca engajar todos os agentes envolvidos nos diversos cursos de formação uma convergência de resultados em beneficio da sociedade. E foi assim que pudemos apreciar, eu e as colegas Vera e Rita, inúmeras ideias trazidas dos mais distantes recôncavos do Rio Grande do Sul, de Torres a Santana do Livramento e de São Luiz Gonzaga a Rio Grande. Ou seja, uma verdadeira “Rosa dos Ventos” de ideias reunidas num local maravilhoso, o Centro de Eventos do Barra Shopping na capital.

Dentre as tantas ideias por nós avaliadas, três delas se revestiram de enorme importância.

Alunos e orientador do projeto de recuperação de benzeno
Um primeiro projeto denominado “sistema de recuperação de vapores de abastecimento”, do curso técnico de segurança do trabalho da unidade de Carazinho, enfatizou a necessidade de reduzir os riscos de doenças ocupacionais na exposição dos operadores de abastecimento de postos de combustíveis com o benzeno. A ideia dos alunos Kauã, Lucas e Luciano foi muito promissora e trouxe uma preocupação que pouco tem sido atendida pelas empresas deste segmento.

O modelo do colete trazido pelas alunas do 
técnico em enfermagem de Uruguaiana
Outro projeto que nos catalisou durante a feira foi a alternativa idealizada por um grupo de alunas do curso técnico em enfermagem de Uruguaiana. As alunas Camilla, Suelen e Thaís, orientadas pela professora Juliane Rodrigues, criaram um Colete de auxílio para mobilização e locomoção de pacientes acamados”, de forma a reduzir os riscos ergonômicos dos profissionais de enfermagem nestas atividades. Tiveram também o cuidado de pesquisar o tipo de material para confecção e submeteram seu uso prático para aprimorar o protótipo.

Mas um dos projetos que mais nos causou impacto enquanto avaliadores, foi o Consultório Ambiental”, ideia dos alunos Aline, Andreia e Bruno do curso técnico em meio ambiente EAD do SENAC Floresta de Porto Alegre. Imbuídos da preocupação com os resíduos gerados pelas modernas soluções dos “Food Trucks”, estes criaram uma ideia “sui generis” na busca de solução inovadora para sensibilizar e educar não somente os proprietários destes negócios, como também o público que adere cada vez mais a este tipo de negócio. Empolgados com a repercussão positiva, eles foram mais além. Trouxeram os empreendedores para a unidade local e proporcionaram capacitação a eles, transformando o olhar responsável com as questões ambientais. Assim, depois da exposição do projeto completo pelos seus idealizadores, só nos restou uma gama de elogios e de admiração pela excepcional ideia, suscitando em notas máximas de avaliação.
Tivemos o prazer de entrar na Kombi do projeto
"Consultório Ambiental" criado pelos alunos do SENAC Floresta

Além de todos estes momentos relevantes, fomos também contemplados com o apoio da competente equipe do SENAC RS, responsável pela excelente estrutura do evento. Fica a alegria pela participação e a expectativa de mais uma edição no ano que vem.

Conhecer ideias inovadoras como estas, que partem dos alunos e seus orientadores, e ainda conviver com colegas brilhantes foi para mim uma grande semana.       

Nenhum comentário: