12 janeiro 2013

INGREDIENTES DO SUCESSO


Em sala de aula é muito comum ouvir de alunos e alunas algumas queixas sobre a falta de oportunidades e a grande dificuldade em se colocar no mercado de trabalho. Para mim, tenho bem claro que as oportunidades estão em todos os lugares. Basta que haja muita atenção por parte de que está em busca. Nunca se deve menosprezar qualquer chance que a vida nos impõe.

Dia desses eu falava com uma aluna que se dizia disponível para emprego na área de segurança do trabalho, tendo em vista que recém havia concluído o curso. Mas tinha ela a impressão de que, por não possuir experiência, dificilmente conseguiria colocação. Depois de alguns aconselhamentos e de como evidenciar sua disponibilidade para potenciais empregadores, disse-me: “Puxa, professor! Agora você aumentou minha autoestima e me deu um gás! Me deixou empolgada e convencida da minha capacidade de buscar a oportunidade que preciso!”

Pois eu acredito firmemente que o sucesso é feito de uma mistura capaz de tornar o resultado final irreversível. E esta mistura possui dois ingredientes não podem faltar nesta receita: oportunidade e dedicação.

FEMUSC: Festival que reúne músicos clássicos do mundo todo
Com início no próximo dia 20 de janeiro e término em 02 de fevereiro, acontece mais uma edição do FEMUSC, o Festival de Música de Santa Catarina, quando a cidade de Jaraguá do Sul, a quinta maior economia catarinense, se transforma na capital mundial da musica clássica. Patrocinado por várias empresas da iniciativa privada e pelo governo federal, o FEMUSC (www.femusc.com.br) reúne anualmente músicos do mundo inteiro.

E no evento deste ano, um destaque para a cantora lírica ISABEL BARBOSA, que se apresenta dentro da programação do FEMUSC em sua edição 2013. E é sobre ela que agora quero falar de oportunidade e dedicação, os dois ingredientes que destaquei anteriormente.

Nascida na cidade de Esperança, no sertão da Paraíba, Isabel passou seus primeiros meses de vida em meio à seca e fome da região. Teve dois irmãos castigados com a morte. Para que não seguisse o mesmo destino que eles, sua mãe a entregou, com apenas oito meses, para a tia, com o pedido de que arranjasse uma boa família para criá-la. Isabel foi então adotada por um casal de João Pessoa, que já tinha doze filhos biológicos. “Eles não eram ricos, mas valorizavam o estudo. O sonho de minha mãe era que um dos filhos seguisse o caminho da musica. Dos treze, apenas eu me encontrei nessa paixão”, recorda Isabel, que começou a ter aulas de piano aos cinco anos. 
Isabel Barbosa: brasileira revelação do canto lírico mundial

Depois ela ingressou nas orquestras sinfônicas da Paraíba e do Rio Grande do Norte.Aos 24 anos se tornou professor de técnica vocal. Aos poucos, foi se fortalecendo como solista. Sua estreia aconteceu em 1991, no Teatro Paulo Pontes, em João Pessoa, com uma peca de Mozart. A partir daí, depois de muitos estudos, conseguiu passar no teste para entrar no famoso conservatório Luigi Cherubini, em Florença, onde nasceu a ópera. “Havia 800 candidatos para apenas seis vagas”, lembra Isabel, que ainda estudou canto na Alemanha e nos Estados Unidos.

Aos 41 anos, radicada na Itália, onde mora com o marido Juri e os filhos Macjor, de 20 anos, e Clarissa, de 5 anos, Isabel é hoje uma diva que canta nos principais palcos europeus e é considerada uma das maiores revelações do canto lírico. Sua rotina inclui viagens constantes para se apresentar e treinos de exercícios vocais, aulas de interpretação e estudos de historia da musica. Sua caçula já segue o caminho da mãe. “Ela faz aulas de piano e tem gosto pela música”, diz, animada.
A pequena Esperança, cidade nordestina onde nasceu Isabel Barbosa

Isabel descobriu, aos 26 anos, que herdou esta voz linda da mãe biológica, quando voltou à Paraíba para conhecê-la. “Este reencontro foi um dos momentos mais lindos da minha vida. Lá eu conversei com suas vizinhas, que diziam ouvir minha mãe cantar enquanto colhia feijão. Sua voz encantava a todos”, relembra, bastante emocionada.

A reportagem que trouxe acima está na revista 29 Horas, edição de janeiro de 2013, uma publicação que circula no Aeroporto de Congonhas em São Paulo. A matéria tem a autoria da jornalista Letícia Liñeira, e pode ser acessada no site www.29horas.com.br

2 comentários:

Attico CHASSOT disse...

Meu caro Jairo,
o relato emocionante mostra que sorte é um ingrediente para oportunidades,
attico chassot

Anônimo disse...

Parabens Jairo por sua sensibilidade e obrigada por dividir conosco leitores,a impressionante personalidade de Isabel Barbosa!!!!