22 março 2014

VOLUNTARIADO PADRÃO "FIFA"

TRABALHO VOLUNTÁRIO

Nada existe de maior nobreza do que o Trabalho Voluntário, um tipo de trabalho capaz de trazer inúmeros benefícios, tanto para quem pratica quanto para quem é beneficiado por ele. Há instituições que realizam inúmeras atividades em prol de classes menos favorecidas, de pessoas com deficiência ou em situação de risco e vulnerabilidade.

No Trabalho Voluntário se deixa de lado o aspecto econômico financeiro da troca do esforço físico pela remuneração. Através dele conhecemos realidades muitas vezes distantes do nosso entendimento e convívio. Segundo a Rede Brasil Voluntário, o Brasil Está entre os 10 países com maior numero de voluntários no mundo, com a participação de cerca de 18 milhões de pessoas nos programas desenvolvidos.

Parceiros Voluntários é uma instituição gaúcha
prestigiada no voluntariado
Mas o verdadeiro Trabalho Voluntário é aquele capaz de transformar a realidade de pessoas que necessitam de ajuda, de um auxílio extra, de um amparo social. Há trabalhos desenvolvidos nas mais diversas áreas: educação, medicina, esportes entre outros. Quem não conhece, por exemplo, a organização Parceiros Voluntários, uma rede de voluntariado aqui no Rio Grande do Sul, que relevantes trabalhos tem realizado desde sua fundação em 1997.

Já fui voluntário nesta organização em 2005 e 2006, onde tive o privilegio de conviver com pessoas maravilhosas. Lembro bem de uma palestra que ministrei na Acadef – Associação Canoense de Deficientes Físicos de Canoas. Foram momentos maravilhosos, em que pude sentir o quanto podemos contribuir para a vida de outras pessoas. E esse é o maior pagamento que se recebe.

No mesmo período fui solicitado para falar a alunos das escolas municipais de Canoas, versando sobre a temática ambiental. Fiz uma maratona em diversos bairros do município. Minha abordagem tratou de chamar a atenção para o DESPERDÍCIO, assunto que me envolveu durante o Mestrado em Educação na Unisinos, de 2006 a 2008. A receptividade superou minhas expectativas, a ponto de contribuir para meu trabalho de dissertação.
Programa convoca pessoas para atuar na Copa de 2014,
de forma voluntária

“PADRÃO FIFA”

Pois neste momento em que os preparativos para a COPA de 2014 no Brasil estão em sua fase derradeira, observo a FIFA conclamando voluntários para o evento. E fico a refletir: “Porque uma organização que movimenta vultosas somas de empresas patrocinadoras, além de amealhar recursos públicos de prefeituras, estados e do próprio país sede, é capaz de convocar voluntários? Seria justo fazer uso de uma mão de obra disponível, sem qualquer remuneração, para um evento que mobiliza grandes quantias de valores?”

A FIFA do Sr. Blatter convive com várias denúncias de corrupção
Não quero aqui me envolver em polêmicas, muito menos iniciar uma campanha de não adesão ao chamado da poderosa federação internacional de futebol comandada pelo Sr. Joseph Blatter. Mas acredito que essa convocação despudorada para o voluntariado de uma grande parcela de nossos jovens, se aproveita do bom ânimo dos mesmos e tem um tom efusivamente exploratório.

Ainda nesta semana estava lendo notícia que dava conta de que o “Sr. Blatter exige cadeira exclusiva em todos os jogos da Copa”. Ou seja, apesar de não ser onipresente, o dirigente quer uma poltrona exclusiva de frente para a linha central do campo em todos os estádios. Incrível ainda é que em alguns casos, como na Arena Fonte Nova, em Salvador, num dos camarotes será necessário trocar a porta e algumas poltronas de lugar para acomodá-lo.

Sinceramente, não vejo plausível o trabalho voluntário para esta instituição. Creio ser um tipo de exploração que beira a condição do absurdo, pois são seus dirigentes que vivem apregoando o Padrão FIFA em muitos momentos. Se este Padrão existe, será que ele é feito a partir desta exploração?
 
Os preços praticados durante os eventos esportivos da FIFA
tem sido motivo de protestos mundo afora
Só para se ter uma ideia do faturamento da empresa detentora dos direitos da Copa do Mundo de futebol, o Jornal do Brasil anuncia em sua edição de hoje “Fifa obtém lucro recorde com a Copa no Brasil”. Até o momento a federação internacional recebeu cerca de um bilhão e trezentos e oitenta e seis milhões de dólares, sendo 601 milhões de direitos de TV e 404 milhões de marketing. Ou seja, a galinha sabe onde choca seus ovos de ouro. E não é a toa que escolheu o Brasil para sediar o evento em 2014. E com todo este tesouro acumulado, precisa realmente de voluntários? E será que devemos atender o chamado da FIFA para servir de “lacaios” de uma festa milionária, com resultado duvidoso em termos de um propalado “legado” para o país? Tenho lá minhas dúvidas.   


Nenhum comentário: