28 agosto 2008

COMPARTILHANDO SONHOS E SUCESSO

Somente a maravilhosa experiência dos anos já vividos possibilita entender muitas das coisas que ouvimos em nossa vida. Durante a adolescência escutei por diversas vezes meu pai exaltar a importância de ter amigos e valorizar suas vitórias. Compartilhar com eles os sonhos e o sucesso alcançado também nos faz engrandecer, de tal forma que nos sintamos imersos nestas realizações. Isto permanece gravado em minha mente até os dias atuais.

No início de 2006, após a aprovação no exame de avaliação e na entrevista de seleção, ingressei no programa de pós-graduação em Educação da Unisinos. Na academia tive contato com vários (as) colegas da turma daquele ano. Dentre estes (estas) conheci três pessoas que marcaram minha convivência com a academia. Foram três mulheres muito especiais que entraram na minha vida naquele momento: a Elisete, a Rita e a Desymari. Estas se tornaram minhas amigas, de forma que até hoje nutro grande admiração por elas e pelos trabalhos que realizam. É sobre elas que agora quero falar:
A Elisete Pagano é engenheira química e consultora da Intelligentia Assessoria Empresarial. Elisete hoje é mestre em educação, com dissertação defendida no primeiro semestre deste 2008, com poucos dias de diferença de minha defesa. Tivemos nós dois o privilégio de dividir o mesmo orientador, professor Attico Chassot. Muitos aconselhamentos obtive de forma generosa por parte da Elisete, até mesmo no incentivo em não desistir da luta pelo término do curso. Elisete trouxe em sua pesquisa a importância da História da Ciência na formação de lideranças.

A Rita Pietrovski é uma atuante psicóloga organizacional imiscuída em processos de recrutamento e seleção em empresas de porte da região metropolitana, dentre elas as do Grupo Bettanin. Rita foi importante nesta etapa de minha vida, quando sempre me desconcertava apregoando a importância de que eu observasse que a academia muitas vezes se posiciona de forma sonhadora em relação à realidade das corporações. Ao realizar pesquisa com as lideranças e suas atuações enquanto supervisores nas empresas, muitas contribuições me foram disponibilizadas pela experiência dela nesta área. Rita trouxe uma contribuição significativa na minha forma de observar a educação nesta perspectiva.


Por fim, a Desymari Miranda me proporcionou uma visão lúdica da educação profissional, quando me falava de sua pesquisa frente aos alunos egressos de cursos técnicos da área coureiro-calçadista. Seu trabalho frente às unidades do SENAI de Estancia Velha e Novo Hamburgo, trouxe novas experiências para agregar ao meu conhecimento da educação profissionalizante. Por diversas vezes observei a admiração de Desymari pelo marido, ele que ocupa cargo importante na indústria do calçado, enquanto comentávamos o quanto os últimos anos têm sido de apreensão para este segmento.
Pois estas foram as três amigas que marcaram esta minha trajetória no Mestrado em Educação cursado entre 2006 e 2008.

E foi nesta quinta-feira, dia 28 de agosto, que pude compartilhar do sucesso destas últimas duas amigas, a Rita e a Desymari. Assisti dividido literalmente às duas aprresentações. A Rita trouxe sua pesquisa "Entre ser técnico e ser supervisor: um estudo das trajetórias de formação de profissionais da indústria de terceira geração do setor petroquímico do RS". Em sua banca destaco a presença da tão querida professora Maria Clara Bueno Fischer. Já Desimary trouxe a dissertação "Educação profssional técnica na região do Vale dos Sinos: a percepção profissional dos jovens egressos de cursos técnico-profissionalizantes voltados para o setor coureiro- calçadista". Sua banca contou com a fanática colorada professora Berenice Corsetti.

Foi uma tarde de realização de sonhos e de compartilhamento de sucesso. Desejo a estas minhas ex-colegas e daqui pra frente eternas amigas, um futuro promissor e repleto de realizações. Que este seja tão somente o início de promissoras carreiras.

Nenhum comentário: