06 abril 2009

AS LESÕES POR ESFORÇO REPETITIVO - LER

LER / DORT — Lesões por Esforços Repetitivos / Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho — abrangem diversas patologias, sendo as mais conhecidas a tenossinovite, a tendinite e a bursite, entre outras que atingem milhares de trabalhadores.

Há muitas definições. Porém o conceito básico é de que se trata de alterações e sintomas de diversos níveis de intensidade nas estruturas osteomusculares (tendões, sinovias, articulações, nervos, músculos), além de alteração do sistema modulador da dor. Esse quadro clínico é decorrente do excesso de uso do sistema osteomuscular no trabalho.


FATORES QUE PROMOVEM O APARECIMENTO DAS LER / DORT

COUTO e colaboradores resume a QUATRO FATORES básicos o aparecimento de tais lesões, sendo comprovado que a conjugação de 2 ou mais fatores acelera os quadros clínicos já acima apontados. São estes:

FORÇA - REPETITIVIDADE - POSTURAS VICIOSAS - COMPRESSÃO MECÂNICA
Contudo, há outros fatores contributivos que, associados aos anteriores, agravam ainda mais a situação, como mostramos a seguir:
HORAS EXTRAS E DOBRAS DE TURNO;
VIBRAÇÃO;
FRIO;
TENSÃO PROVOCADA POR FATORES ORGANIZACIONAIS;
SEXO FEMININO
HORAS EXTRAS E DOBRAS DE TURNO
A exposição ocupacional aos fatores críticos listados anteriormente é acentuada quanto maior for o tempo de exposição a tais fatores. Se na jornada de trabalho normal já se verificam casos de lesões, o que não dizer em relação à uma sobrejornada?
VIBRAÇÃO - diversas ferramentas de trabalho são pneumáticas, como marteletes, esmerilhadeiras, entre outras. A vibração produzida quando do uso de tais ferramentas acentua os outros fatores, principalmente se considerarmos que tal característica implica em maior força aplicada pela mão à mesma, para que não escape, sem falar na dificuldade de fluxo sangüíneo naquela região localizada do corpo (a vibração praticamente expulsa o sangue dos capilares por ela atingidos).

FRIO - ambientes com baixa temperatura aceleram o aparecimento das lesões em função da VASOCONSTRIÇÃO periférica (o sangue se desloca da superfície do corpo, em direção dos órgãos centrais, como o coração). Pouco irrigados, os tecidos e músculos da periferia tendem a um estado de dor e tensão, pressionando bainhas e tendões e estrangulando a passagem destes entre ossos.

TENSÃO PROVOCADA POR FATORES ORGANIZACIONAIS - Pode a empresa pressionar psicologicamente seus funcionários, aumentando o ritmo de trabalho, eliminando pausas de repouso, diminuindo o número de funcionários numa seção, etc. Tais fatores aumentam o aparecimento de dor no corpo das pessoas, por INSATISFAÇÃO, o que resulta na eliminação da liberação de substâncias analgésicas naturais, encontradas no líquido encefálico. A ausência de pausas, nas quais poderia ocorrer uma recuperação dos tecidos mais solicitados no trabalho, acelera o processo de lesionamento de tais tecidos.

SEXO FEMININO - há uma predisposição em que as mulheres desenvolvam com mais facilidade as lesões, do que os homens. Tal característica está relacionada à menor resistência verificada nos músculos, ligamentos e tendões do organismo feminino, acrescida de alterações hormonais profundas (gravidez, por exemplo) e também em função da sobrejornada cumprida em casa, representada pelos afazeres domésticos.

Os principais fatores determinantes da DORT são:
1 - Postura: Posturas fixas são um fator de risco principalmente em trabalhos sedentários. No entanto em trabalhos mais dinâmicos, com posturas extremas de tronco como por exemplo abaixar-se e virar-se de lado também foram identificados como fatores de risco. As más posturas de extremidades superiores também se constituem como fatores de risco, tais como: desvios dos punhos, braços torcionados e elevação do ombro. Todos esses desvios são influenciados por uma série de fatores ocupacionais e individuais, incluindo característica do posto de trabalho, Ex: altura da mesa, da cadeira, formato da cadeira e seu encosto, etc.
2 - Movimento e força: Estes dois fatores estão correlacionados ao aparecimento da Dort - (Distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho) nas mãos e punhos. A combinação de forças elevadas e alta repetitividade aumentam a magnitude da lesão mais do que qualquer uma delas isoladamente. Movimentos repetidos podem danificar diretamente os tendões através do freqüente alongamento e flexão dos músculos. A força exercida durante a realização dos movimentos é outro determinante das lesões, como por exemplo, no levantamento, carregamento e utilização de ferramentas pesadas; a força necessária para cortar objetos muito duros, a utilização de parafusadoras e furadeiras.
3 - Conteúdo de trabalho e fatores psicológicos: A relação entre trabalho e a saúde é afetada pela organização do trabalho e fatores psicológicos relacionados ao trabalho, podendo contribuir para o aparecimento de disfunções músculo-esquelético. Passou-se a estabelecer a relação entre trabalho, stress e o sistema músculo-esquelético.

4 - Características individuais: O tipo de musculatura e características individuais parecem manter uma relação com a incidência dos problemas. Nesse sentido, as mulheres parecem ser mais suscetíveis que os homens. A distribuição de tarefas por sexo e consequentemente na carga do trabalho determinam o aparecimento de problemas e estão ligados as características individuais.
VEJA AS REGIÕES COM MAIOR INCIDÊNCIA DE LESÕES POR LER

PROBLEMAS NA COLUNA

Orientação

A prevenção das dores da coluna ao levantar e fazer o transporte de cargas tem dez regras básicas:
1. Limite de peso – ninguém deveria levantar mais que 25 Kg ( carga colocada em um plano a 75 cm do piso ) , ou 18 Kg ( carga colocada no chão )
2. O cuidado mais importante sob o ponto de vista de técnica de manuseio: aproximar o corpo da carga ou aproximar a carga do corpo.
3. Técnicas para se fazer esse esforço: a mais adequada é aquela que você tiver mais prática ;não há problemas em pegar uma carga de até 18 Kg do chão com as costas arqueadas ;também não há problema em pegar essa mesma carga agachado .Respeite as características individuais : se você já teve dor nas costas ,provavelmente irá preferir levantar essa carga usando a força dos músculos das pernas, porém se já tiver tido problema no joelho ,provavelmente irá preferir levantá-la usando os músculos das costas .Quando a carga for muito volumosa ,a melhor técnica é semi – agachada :você encurva um pouco a coluna e ao mesmo tempo se agacha um pouco .
4. Somente utilize a técnica agachada se a carga couber entre os seus joelhos .Ter que passa-la na frente dos joelhos é crítico e gera sérios riscos para sua coluna vertebral, tanto para os músculos quanto para os discos intervertebrais .
5. Considere que o limite de 25 kg ou 18 kg é para atividades ocasionais, cargas próximas do corpo , a serem pegas sem torção do tronco e tendo boa qualidade de pega . Caso seja mais freqüente ou caso as cargas a serem pegas estejam longe do corpo ou de um lado só , os limites podem ser bem menores.
6. Não faça esforço de levantar cargas estando o tronco torcido e fletido. Isso pode acarretar sérias conseqüências para sua coluna, inclusive com risco de hérnia de disco.
7. Ao pegar uma carga, enrijeça os músculos, de forma que eles, de antemão, estejam preparados para o valor da carga que será levantado.
8. Controle as condições do piso. Muito cuidado com escadas, com locais acidentados e, ao transportar cargas muito volumosas, que comprometem sua visibilidade.
9. Nunca carregue mais que 30 kg.
10. Ao carregar uma carga, nunca coloque-a sobre a cabeça ,.cargas compactas (tipo bateria de carro ) podem ser melhor carregadas junto ao ombro ,porém sem apoiar sobre o mesmo .Prefira dois volumes ,com alça ,carregando-os um de cada lado do corpo.
LIMITES DE PESO A SEREM LEVANTADOS:

· Na posição agachada a carga a ser pega do chão:15 Kg
· Nas melhores condições: 23 Kg ( carga elevada ,próxima do corpo ,com boa pega ,sem rotação lateral do tronco ,pequena distância vertical entre a origem e o destino , menos que uma vez a cada 5 min.);
· Fora das condições acima: calcular o limite de peso recomendado utilizando o critério do NIOSH( National Institute Of Occupation Saffety and Heath:Instituto Nacional de Saúde e Segurança Ocupacional)
Representação esquemática da cápsula articular dos dedos e das áreas onde os tendões e nervos podem ser comprimidos em túneis osteofibrosos.
Os três cuidados posturais mais importantes:

a) Pegar a carga simetricamente, evitando ao máximo qualquer torção da coluna lombar e qualquer rotação lateral do tronco ;
b) Aproximar a carga do corpo e elevá-la o mais próximo possível do corpo;
c) Evitar movimentos bruscos.
Os cuidados posturais complementares:
a) Avaliar a real capacidade para levantar aquele peso;
b) Antes de pegar um peso, enrijecer a coluna, de forma a colocar os músculos em condições prévias de boa capacidade para realizar o esforço a que se propõe;
c) Preferir pegar um peso de cada lado do corpo, do que o peso de um só lado (é preferível pegar e carregar duas malas mais pesadas do que apenas uma );
d) Ao pegar uma carga mais pesada, respirar fundo e prender a respiração (este aumento adicional de pressão no tórax diminui a pressão nos discos da coluna )
e) Certificar–se das condições do piso, a fim de evitar tropeções e escorregões enquanto transporta a carga.
Cuidados no transporte de cargas:
a) Nunca carregar cargas na cabeça, pois isso leva à degeneração dos discos da coluna cervical, com tendência aumentada de cervicobraquialgia ( é bom lembrar que nessa região os espaços intervertebrais são muito estreitos e o carregamento de cargas na cabeça pode reduzi-los mais ainda );
b) Na medida do possível deve–se carregar a carga com os membros superiores estendidos para baixo junto do corpo evitando-se fletir o antebraço sobre o braço;
c) Outra medida importante é o uso de correias e cinturões, principalmente no transporte de móveis. Há controvérsias quanto ao uso de cintas lombares.

Fonte: Fundacentro - www.fundacentro.gov.br
Este material faz parte do curso "Fundamentos de Segurança do Trabalho", ministrado pelo Prof. Jairo Brasil no Centro Nacional de Educação à Distância - www.cenedcursos.com.br

Nenhum comentário: