12 junho 2010

POLÍTICA, ESPORTE & AMOR (Prá comemorar...)

Que dias importantes e de comemoração estamos vivendo, nesta segunda semana do último mês do primeiro semestre de 2010, não é mesmo? Eles envolvem três elementos que convivem estreitamente conosco: a política, o esporte e o amor. Mesmo que algum de nós seja reativo a qualquer dessas emoções, deve convir que elas impulsionam a realidade atual.

POLÍTICA

Na política, a quinta-feira desta semana trouxe a marca de uma grande mudança. Se algumas vezes consideramos os poderes públicos coniventes e desleixados por serem morosos em suas decisões, o Poder Judiciário mereceu neste dia 10 de junho um destacado elogio, pois cumpriu o seu papel de forma exemplar e a favor do povo. Foi por decisão do Tribunal Superior Eleitoral que ficou determinada a aplicação do projeto Ficha Limpa para candidatos a cargos públicos, já a partir das eleições de 2010. O Ficha Limpa nasceu de uma iniciativa popular. Com mais de 1,6 milhão de assinaturas, prevê que políticos com condenações por órgãos colegiados (mais de um juiz) não podem se candidatar nas eleições. Foi uma grande vitória popular, com o apoio do MCCE – Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral. Na verdade, com a aprovação dessa lei pode-se antever que nada consegue resistir à pressão popular. E foi essa pressão que influenciou a aprovação do Congresso Nacional, embora todo o corporativismo que se sabe naquele órgão democrático, bem como, a aprovação de validade para 2010 pelo TSE. Mais que um título de campeonato esportivo de qualquer categoria, essa vitória é de todo o povo brasileiro.

ESPORTE

Na área esportiva, esta sexta-feira, dia 11 de junho, marca um fato inédito no futebol mundial: a realização da primeira Copa do Mundo em solo africano. Mesmo sendo considerado o berço da humanidade, a África jamais sediou uma competição de tal envergadura. E o jogo inaugural foi de grande sensação, com os bafana-bafana causando delírio no público presente ao estádio Soccer City de Johanessburgo. Mas antes, na quinta, dia 10, um show musical, incluindo a cantora colombiana Shakira, marcou a abertura da Copa do Mundo de 2010. Esta é uma festa que envolve e alegra a população africana, embora se reconheçam muitos regimes ditatoriais no continente, inclusive os mais sanguinários, a exemplo daquele cujo país foi convidado para um amistoso com a seleção brasileira: o Zimbábue. Resta aguardar agora a próxima terça-feira, dia 15, quando a seleção brasileira, comandada por Dunga, fará sua estréia.

AMOR

Finalmente, falando de amor, o sábado, dia 12 de junho, é de abraços e beijos. Afinal, como que por um capricho do calendário, o Dia dos Namorados se queda num sábado em 2010. Envolvidos que estamos em tantas ocupações e com tantos compromissos, é pertinente reservar um momento que valorize o carinho, o afeto e a paixão, em meio a tantas notícias violentas que inundam os jornais. E quando adiro à valorização destes relacionamentos, é porque só eles são capazes de nos transformar, de nos comover e de nos tornar mais racionais e emotivos. O amor tem essa característica, tornar qualquer ser humano mais rude num ente mais terno e mais flexível. Nesse dia, vamos olhar em volta e ver o quanto estamos sendo amorosos uns com os outros, o quanto estamos sendo menos egoístas e dedicando parcela de nosso tempo em dar mais amor do que receber. Aos que reconhecem no amor uma dádiva divina, deixo um poema do eterno rapsodo brasileiro, Vinícius de Moraes.

Soneto de Fidelidade

De tudo ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.

Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento

E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama

Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.

Um comentário:

Attico CHASSOT disse...

Muito estimado bloguista Jairo
– prefiro ao termo blogueiro, assim como motociclista tem menos preconceito que motoqueiro –
que fabulosa tríade escolheste para esta edição do segundo domingo junino: Política / Esporte / Amor. Fico na louvação do amor e neste renovo a minha fé – sim um ateu tem fé – com os dois últimos versos do soneto de Vinícius que nos brindas (sem deixar de elogiar a erótica foto que enfeita a edição):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.
Parabéns por mais uma edição desse blogue sempre tão fértil em criatividade
attico chassot

http://mestrechassot.blogspot.com
www.atticochassot.com.br