
"Não temos dúvidas do quanto a globalização confere novas realidades à educação. Talvez, para uma facilitação, pudéssemos dirigir nosso olhar para duas direções. Primeira, o quanto são diferentes as múltiplas entradas do mundo exterior na sala de aula; e a outra direção, o quanto essa sala de aula se exterioriza, atualmente, de uma maneira diferenciada. Consideremos apenas a parcela de informações que nossos alunos e alunas trazem hoje à escola. Aqui temos que reconhecer que eles, não raro, superam as professoras e os professores nas possibilidades de acesso às fontes de informações. Há situações nas quais temos docentes desplugados ou sem televisão, que ensinam a alunos que surfam na internet ou estão conectados a redes de TV a cabo, perdendo a escola (e o professor) o papel de centro de referência do saber".
Partindo dessa reflexão e buscando novas ferramentas que aproximem a Escola da realidade de seus alunos, a sexta-feira, dia 08 de julho de 2


O professor Daniel Mainero e o professor Jairo Brasil executam essa parceria desde 2007, quando iniciaram uma troca de experiências em videoconferência, com o professor Jairo Brasil ministrando conteúdos desde Porto Alegre aos alunos de Buenos Aires, e o professor Daniel aos alunos do professor Jairo Br

Na sexta-feira desta semana, depois de exposto o tema pelo palestrante, os alunos puderam fazer perguntas. Dúvidas a respeito da profissão naquele país e como se comporta o mercado de trabalho na contratação destes profissionais, foram as perguntas mais realizadas. O professor Daniel também foi questionado sobre o parque industrial argentino em comparação com o parque brasileiro, e a importância das pequenas empresas na sensibili
Ao final, o professor Jairo Brasil agradeceu a disponibilidade do professor Daniel Mainero e sua contribuição, enquanto os alunos, satisfeitos com a novidade tecnológica utilizada em sala de aula, saudaram o palestrante com uma salva de palmas. Foi um momento de grande aprendizado, não somente por novos conhecimentos de segurança do trabalho, mas tambném pela possibilidade de saber como funciona essa questão em outro país.
2 comentários:
Meu caro Jairo,
já há tempo, está entre meus preceitos dominicais, a visitação de teu blogue. Hoje tive uma agradável surpresa. Trazes uma citação minha acerca da nova realidade presente na Escola – quando refiro Escola com letra maiúscula – entendo qualquer estabelecimento (da Educação infantil ao ensino superior) que faça Educação formal.
Digo que Escola da virada do 20 para o 21 é diferente da Escola de hoje. Tu trazes um exemplo palpável. Estas atividades de intercâmbio entre Brasil<>Argentina seriam impensáveis há 10 anos. Vê quão fantástica se dá esta rapidação.
Tenho realizado uma atividade: “Diálogos de Aprendentes” onde ‘entro’ em salas de aulas em diferentes estados brasileiros, via Skipe (inspirado em teu trabalho pioneiro) de uma maneira econômica e produtiva.
Ratificas que tuas ações meu texto.
Cumprimentos e admiração,
attico chassot
Na edição de meu blogue de hoje há um filmete de 6 minutos que recomento intensamente a teus alunos.
http://mestrechassot.blogspot.com
Foi uma das melhores aula, com certeza adquirimos bastante conhecimento!!
Andry
Postar um comentário