20 julho 2013

A REVOLTA CONTRA AS MÍDIAS

Os meios de comunicação também foram alvos de protestos
O clima das manifestações no Rio de Janeiro pegou fogo esta semana. Acuado em seus domínios no elegante bairro do Leblon, o governador Sergio Cabral chegou a se afastar da capital levando junto toda a família. A onda de protestos surge em função dos gastos com a visita do papa, mas também tem como justificativa o uso de transporte aéreo irregular por parte do governador. Um helicóptero tem sido utilizado habitualmente no deslocamento até sua casa de campo nos finais de semana.

Além disso, o quebra-quebra produzido por manifestantes agressivos que se infiltraram no movimento trouxe pânico aos comerciantes e moradores do Rio. Nem a sede da Rede Globo foi poupada. Motivo de revolta por credenciar a todos como vândalos, desde junho, quando as manifestações se iniciaram, vidros foram quebrados e ovos arremessados na porta do prédio. Também na subsidiária da rede em Porto Alegre, a RBS TV, houve protestos. Pedindo a democratização da mídia e um controle mais efetivo das renovações de concessão pelo Executivo Federal, mais de 100 quilos  de esterco de porco foram jogados na área de acesso à emissora na capital gaúcha. O local, aliás, foi protegido por policiais militares desde o início das manifestações no mês de junho.
A Rede Globo foi hostilizada através de seus
profissionais que tentavam cobrir as manifestações

Penso que a revolta contra a mídia não é unanimidade na população, pois grande maioria é adepto da programação da TV Aberta. Mesmo assim, para aqueles que conseguem enxergar a manipulação velada exercida por ela, é notória sua influência no comportamento da população. As notícias, principalmente aquelas veiculadas nos telejornais diários, são estudadas e manipuladas, sendo extraídos os trechos que mais lhes interessa, evitando aqueles que possam prejudicar potenciais clientes e patrocinadores. As grandes redes se mostram comprometidas com setores da economia, deixando de exercer seu grande papel de informar a sociedade com total isenção.  

Sem contar ainda verdadeiras agressões ao público, com programas que veiculam cenas de sexo em pleno horário considerado nobre. Tudo em nome de arrecadar audiência que consuma essa enorme massa publicitária. Basta ver alguns “Reality Shows” como “Big Brother” e “A Fazenda”. As imagens repletas de malícia, diálogos provocantes e cenas de sensualidade exacerbada invadem as residências sem qualquer solicitação. E muito mais. Num horário em que crianças e adolescentes ficam expostos a um caudal de cenas de sexo, agressividade e verborragias.  
Os Reality Shows veiculam cenas sensuais em horário nobre
Em outras oportunidades fiz manifestações críticas sobre estes conteúdos da mídia televisiva brasileira aqui neste espaço. Houve uma época em que a “Vênus Platinada” propalava sua responsabilidade social como emissora educadora e promotora de eventos onde realizava ações em prol da população. Isso foi motivo de uma edição em janeiro de 2011, chamada “A Responsabilidade Social da Rede Globo” (http://profjairobrasil.blogspot.com.br/2011/01/responsabilidade-social-da-rede-globo.html) As tais “Ações Globais” contam tão somente com a publicidade da emissora. Nestes eventos ocorrem corte de cabelo, maquiagem, expedição de documentos entre outras atividades. E, na maioria das vezes, populares, através de grupos voluntários e sociedades beneficentes, veem nestas oportunidades de divulgação uma forma de expor suas habilidades.

Também trouxe aqui, um ano depois, em janeiro de 2012, outra edição do Blog que dei o título de “Sexo, sim; escândalos, sim; discussão sobre os limites éticos e legais, jamais!” (http://profjairobrasil.blogspot.com.br/2012/01/sexo-sim-escandalo-sim-discussao-sobre.html). Destacava eu, depois de mostrar a mediocridade de alguns programas exibidos pela emissora, a necessidade de se discutir o controle social e os limites da mídia televisiva. Ela que é uma concessão de estado, tal como a telefonia fixa e móvel, a energia elétrica e o transporte urbano, periodicamente tem uma avaliação do Poder Executivo, responsável pelas renovações e restrições destes contratos. O artigo 223 da Constituição Federal de 1988 diz: “Compete ao Poder Executivo outorgar e renovar concessão, permissão e autorização para o serviço de radiodifusão sonora e de sons e imagens, observando o princípio da complementaridade dos sistemas privado, público e estatal.”  Daí o entendimento desta competência do Poder Executivo em cumprir o que a Lei Maior do país determina.  

Todos os anos a Rede Globo promove as Ações Globais, em parceria com o SESI
Sendo assim, acredito que haja um equívoco na depredação e protestos contra essas emissoras de comunicação. Mais uma vez a pontaria deve ter como alvo nossos dignos mandatários, para que sejam questionados sobre a forma de avaliação feita a cada período de renovação das concessões de grandes redes de comunicação. Aliás, uma grande parcela dos nossos políticos se fez conhecida e obteve sucesso nas eleições fazendo uso desta poderosa ferramenta, os meios de comunicação. Para quem queira explorar um pouco mais a fundo este assunto, recomendo o excelente site informativo “Os Donos da Mídia”, que pode ser acessado em www.donosdamidia.com.br  

3 comentários:

Uilson Carvalho disse...



Friozinho Jairo!

Muitas pessoas acreditam que a internet nos faz perder tempo e o foco das nossas prioridades e das nossas responsabilidades, mas a rede é uma via de mão dupla trazendo malefícios e benefícios e só depende de qual é o uso que fazemos desta ferramenta revolucionária que trouxe o mundo até o nosso quintal e nos leva até os limites da nossa galáxia.

Na rede podemos ler à respeito desde as teorias conspiratórias (A nova Ordem Mundial) até as maracutaias políticas da menor cidade do Brasil (Borá - SP).

Hora, e o que isso tem a haver com o post?
Bem, na rede podemos encontrar tudo que queremos basta ter disposição para pesquisar, e é aí que entra a acessibilidade de downloads de documentários. Assisti o incrível "Muito Além do Cidadão Kane" que é proibido no país Tupiniquim e logo em seguida assisti o filme "Citizen Kane"(Orson Welles - tido por muitos o melhor filme já produzido) para que pudesse entender bem do porque do nome do documentário, se engana que só a rede Globo manipula a massa indígena alienada desta terra de ninguém, esta receita é básica da mídia nacional e não tem sintoma de que irá um dia acabar.

Sem mais meritíssimo!

Segue os links:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Beyond_Citizen_Kane


http://www.youtube.com/watch?v=049U7TjOjSA


http://www.downloadcult.com/2011/08/07/0141-cidadao-kane-1941/



Attico CHASSOT disse...

Muito estimado Jairo,
permito-me aditar à tua (im)pertinente blogada desta gélida semana. excerto da crônica de Cintia Moscovich publicada na p. 2 de Zero Hora deste 24JUL13:
Penso que essa rapaziada, que se deu ao trabalho de carregar pela Avenida Ipiranga tonéis de esterco e galões de um líquido identificado como cocô de porco, além de ter um senso de humor comparável aos excrementos que trazia, não tinha noção de quem estava envolvendo na imundícia. Não pensou que quem ia limpar a porcaria não ia ser algum executivo, jornalista ou editor, muito menos qualquer membro da família que é dona da empresa que eles tanto execram; quem teve que dar cabo de toda a cocozada e aguentar a fedentina foi mesmo o pessoal da limpeza, trabalhadores humildes que merecem o respeito e a consideração que lhes foram subtraídos pela corja.

Agora: na tentativa de escracho, quem saiu mal foram mesmo esses meninos, que acabaram respingados até a alma da mesma sujeira que jogaram na frente do prédio.

Ao mesmo tempo convido a ti e a teus leitores a conhecer no meu blogue: O PAPA É SUPERSTAR
Com admiração
attico chassot
http://mestrechassot.blogspot.com

Paulinho lopez disse...

acho q a galera ta reclamando por prazer... esses protestos ja estao enchendo o saco... acabam com o transito na cidade, quebram tudo e nada muda... deixem o cabral quieto q ele é um bom governador