01 outubro 2016

EDUCAÇÃO A SERVIÇO DAS ELITES

A educação brasileira é mais uma vez
motivo de nudanças
Tenho muita saudade dos tempos iniciais de Escola, quando criança tive contato com as primeiras letras, com os primeiros números. Bons tempos aqueles; tudo era novidade. O professor era temido, autoridade máxima dentro da sala de aula. Nosso respeito por ele beirava a devoção. Jamais imaginaríamos duvidar ou contestar suas palavras. Prá julgar se isso era bom ou ruim, muito difícil. Posso dizer que era outro contexto. Uma geração bastante amordaçada, mas era o que conhecíamos.

A evolução aconteceu na sociedade brasileira. A educação também evoluiu; os horizontes se ampliaram e a tecnologia enterrou muito daquele passado. Nem de longe tenho pretensão de afirmar, como vejo alguns fazerem, de que naquele tempo sim, se aprendia. Não é verdade. Talvez houvesse de nossa parte mais concentração, mais foco. Até porque isso era imposto a nós.

A educação também pode ser utilizada
como meio de manipulação
Mas hoje, depois de tudo que o conhecimento trouxe de construtivo na minha formação, posso dizer que estou triste. Muito triste com alguns fatos ocorridos recentemente, e que poderão prejudicar o futuro de muitos estudantes.

Os governos que assumiram o país após o impedimento de Collor em 1992, realizaram projetos que tiveram uma continuidade. Ou seja, não houveram aquelas costumeiras interrupções no que estava em andamento. E esse foi o grande diferencial para que pudéssemos gozar de um ciclo econômico virtuoso, como os economistas gostam de tratar. Devido ao bom momento mundial naquele período, tivemos um crescimento econômico que proporcionou grandes expectativas.

E foi nestes “anos dourados”, de 2004 a 2010, que depositei toda minha confiança numa nova educação brasileira; uma educação que  se redimiria de seus fracassos, e que poderia atingir níveis jamais alcançados em décadas anteriores. Projetos como o Pronatec, o Prouni, Ciências sem Fronteiras e tantos outros pareciam demonstrar que agora era prá valer. Parecia que iríamos nos redimir de uma serie de fracassos anteriores. Educação de qualidade e gratuita para muitos jovens que não possuíam condições financeiras para tal. O regime de cotas facilitava o acesso, e tornava popular o que antes era privilégio de uma elite.

Os programas de governo trouxeram promessa de novos tempos
na educação brasileira
Mas o ocorrido com o segundo mandato do governo Dilma, mostrava que por detrás da campanha eleitoral havia promessas que não seriam ou não poderiam ser cumpridas. E foi o que ocorreu. A "Pátria Educadora" serviu somente como mote de campanha. Pude acompanhar nas escolas técnicas onde trabalho há muitos anos, o grande “blefe” imposto por aquele governo tão logo se reelegeu. Incentivadas pelo projeto do Pronatec, as escolas investiram pesado na infraestrutura com a promessa dos recursos federais. Estes acabaram atrasando e alguns nem foram pagos, colocando todo o processo em falência. Quem possuía recursos extras conseguiu se manter no mercado. Quem não tinha ou apostou, literalmente quebrou. Ou seja, “o sonho se esboroou”, como diz o mestre Attico Chassot.

O ministro da educação  propõe mudanças no Ensino Médio 
Veio o ‘Impeachment”. Uma parte do governo caiu, outra, se aproveitando do momento, assumiu, e novamente colocou a educação em destaque. Mas agora, com um projeto que promete “revolucionar” o Ensino Médio, e também o Ensino Técnico, por consequência. Mas todo o cuidado é pouco com as intenções que repousam neste projeto.

A proposta de fixar disciplinas e tornar outras optativas me dá a impressão de piorar a qualidade do que vai ser disponibilizado ao estudante brasileiro. Sem levar em conta a opinião dos verdadeiros agentes envolvidos, a classe política tenta nivelar por baixo a educação brasileira. A seu bel prazer quer empurrar “goela abaixo” um projeto simplista que atenda às necessidades de uma elite empresarial; elite esta que sempre esteve preocupada em manter sob seu jugo uma mão de obra dócil e pouco qualificada, para preencher as demandas operacionais, principalmente da indústria e do comércio.

Paulo Freire: nosso maior educador
Senão vejamos. Quando se retira do conteúdo programático do Ensino Médio disciplinas como a filosofia ou a sociologia, ou outras a elas vinculadas, extrai-se dos alunos a capacidade de pensar, de refletir, de criticar. E a quem isso interessa? Certamente interessa às elites, aos grandes proprietários do país, que se fazem representar pela maioria desta classe política que aí está a se utilizar da república em causa própria e de seus patrocinadores, e que sempre busca manter a seu serviço uma sociedade esterilizada.

Portanto, devemos ter cuidado com a novidade deste projeto de educação recém-proposto pelo novo (velho) governo. Não devemos esquecer dos ensinamentos de nosso maior educador, Paulo Freire, que não se cansava de afirmar:

“Seria uma atitude ingênua esperar que as classes dominantes desenvolvessem uma forma de educação que proporcionasse às classes dominadas perceber as injustiças sociais de maneira crítica.”


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