01 abril 2017

O BRASIL TEM SOLUÇÃO?


Wemerson recebeu o prêmio Professor Nota 10
O Brasil tem solução? Nos últimos tempos, a resposta a essa pergunta não tem sido muito promissora. Aqueles com quem convivo cotidianamente demonstram desalento total. Muitos acreditam que a saída para o país é pelo aeroporto. Por vezes eu também acredito.

Mas este mês uma notícia veiculada nos meios de comunicação foi capaz de me sensibilizar que ainda podemos sonhar. Um professor formado em Faculdade à Distancia, num polo da desconhecida Mucurici, no interior do Espírito Santo, conquistou o Prêmio Professor Nota 10 (uma das maiores honrarias da educação brasileira) e foi indicado entre os dez melhores professores do planeta para o Global Teacher Prize, o Nobel da educação mundial.

Prof. Wemerson orienta alunos nas aulas de Química 
O professor Wemerson Nogueira, filho de agricultores, cursou a faculdade de Química à distancia da Universidade Metropolitana de Santos (Unimes), onde já sonhava em fazer projetos para seus alunos. Na primeira escola e que atuou, criou um projeto para agregar alunos e pais, tendo em vista a grande evasão. Foi um sucesso. Depois, em 2014, teve sucesso em outro projeto: “Karaoquímica: aprendendo química com a arte de cantar”, em que recebeu o premio de Boas Práticas da Secretaria de Educação do Espírito Santo. Ganhou uma TV e vinte mil reais para a Escola, que investiu num laboratório de química. Mas não parou por aí!

Em 2015, obteve destaque nacional com o projeto “Filtrando as lágrimas do Rio Doce”, quando encarou a maior tragédia ambiental da história brasileira, o vazamento em Mariana, e transformou a dor em aula e a aula em reconhecimento mundial. E se foi fácil? Ele mesmo diz:

A tragédia de Mariana serviu de motivo para o projeto de Wemerson
“O engraçado é que eu sempre ouvi de colegas que meus projetos não levariam a nada, que era para desistir. Também sofri pela falta de apoio de gestores e muita perseguição dentro da escola. Os pedagogos escolares (como são chamados os coordenadores no Espírito Santo) bloqueavam os meus projetos, muitas vezes por excesso de regras. Diziam: Ah! Não vamos liberar o uso do celular durante as aulas, não vamos organizar um debate ou um passeio fora da escola, temos outras prioridades..., era o que diziam. Mas como eu trabalhava em mais de uma escola, foquei nas que me davam espaço. Nelas, desenvolvi projetos e os inscrevi nas oportunidades que surgiam. Os prêmios vieram para comprovar que aquelas pessoas estavam erradas.

Wemerson agora indicado para o Global Teacher Prize
Ser professor me deu três coisas: reconhecimento e valorização do meu trabalho (e não tem salário que pague isso); a oportunidade de dar sentido à vida do aluno na sala de aula, promovendo uma aula diferenciada; e a esperança de que é possível mudar uma situação”.

Portanto, cabe refletir sobre o trabalho deste grande docente brasileiro, que demonstrou que é possível sim, “fazer do limão uma limonada”, e não deixar se abater por momentos de dificuldade. Cabe a nós também buscarmos oportunidades em pleno momento de crise, também na nossa área de atuação, a educação.

E prá quem quiser se aprofundar um pouco mais no assunto, recomendo ler a matéria da revista Nova Escola acessando o link https://novaescola.org.br/conteudo/4842/wemerson-nogueira-e-um-dos-10-melhores-professor-do-mundo-e-agora.     

4 comentários:

Attico CHASSOT disse...

Meu caro amigo e colega Jairo!
Leio-te aqui em Paris, onde estou em trânsito para Atenas, onde na próxima semana vou participar do 9th Mathematics Education and Society Conference (MES9 Conference). Na verdade, minha participação é como Príncipe Consorte (também, com sorte) pois uma das estrelas do evento é a Gelsa.
O assunto de tua blogada é emocionante e apreciei muito ler sobre meu colega professor de Química. Na torcida para que o Wmerson seja reconhecido internacionalmente.
Com espraiada admiração

Unknown disse...

Parabéns Jairo!!! Excelente! Isso demonstra que nao podemos desistir nunca!
Abraço

Prof. Jairo Brasil disse...

Obrigado mestre Chassot pela persistente e motivadora parceria. Um abraço.

Prof. Jairo Brasil disse...

Ana. Grato pelo comentário é bom final de semana.