Wemerson recebeu o prêmio Professor Nota 10 |
O Brasil tem solução? Nos últimos tempos, a resposta a essa pergunta não tem sido muito
promissora. Aqueles com quem convivo cotidianamente demonstram
desalento total. Muitos acreditam que a saída para o país é pelo aeroporto. Por
vezes eu também acredito.
Mas este mês uma
notícia veiculada nos meios de comunicação foi capaz de me sensibilizar que
ainda podemos sonhar. Um professor formado em Faculdade à Distancia, num polo
da desconhecida Mucurici, no interior do Espírito Santo, conquistou o Prêmio
Professor Nota 10 (uma das maiores honrarias da educação brasileira) e foi
indicado entre os dez melhores professores do planeta para o Global Teacher
Prize, o Nobel da educação mundial.
Prof. Wemerson orienta alunos nas aulas de Química |
O professor Wemerson
Nogueira, filho de agricultores, cursou a faculdade de Química à distancia da
Universidade Metropolitana de Santos (Unimes), onde já sonhava em fazer
projetos para seus alunos. Na primeira escola e que atuou, criou um projeto
para agregar alunos e pais, tendo em vista a grande evasão. Foi um sucesso.
Depois, em 2014, teve sucesso em outro projeto: “Karaoquímica: aprendendo
química com a arte de cantar”, em que recebeu o premio de Boas Práticas da Secretaria
de Educação do Espírito Santo. Ganhou uma TV e vinte mil reais para a Escola,
que investiu num laboratório de química. Mas não parou por aí!
Em 2015, obteve
destaque nacional com o projeto “Filtrando as lágrimas do Rio Doce”, quando
encarou a maior tragédia ambiental da história brasileira, o vazamento em
Mariana, e transformou a dor em aula e a aula em reconhecimento mundial. E se
foi fácil? Ele mesmo diz:
A tragédia de Mariana serviu de motivo para o projeto de Wemerson |
“O engraçado é que eu sempre ouvi de colegas que meus
projetos não levariam a nada, que era para desistir. Também sofri pela falta de
apoio de gestores e muita perseguição dentro da escola. Os pedagogos escolares
(como são chamados os coordenadores no Espírito Santo) bloqueavam os meus
projetos, muitas vezes por excesso de regras. Diziam: Ah! Não vamos liberar o
uso do celular durante as aulas, não vamos organizar um debate ou um passeio
fora da escola, temos outras prioridades..., era o que diziam. Mas como eu
trabalhava em mais de uma escola, foquei nas que me davam espaço. Nelas,
desenvolvi projetos e os inscrevi nas oportunidades que surgiam. Os prêmios vieram
para comprovar que aquelas pessoas estavam erradas.
Wemerson agora indicado para o Global Teacher Prize |
Ser professor me deu três coisas: reconhecimento e
valorização do meu trabalho (e não tem salário que pague isso); a oportunidade
de dar sentido à vida do aluno na sala de aula, promovendo uma aula diferenciada;
e a esperança de que é possível mudar uma situação”.
Portanto, cabe
refletir sobre o trabalho deste grande docente brasileiro, que demonstrou que é
possível sim, “fazer do limão uma limonada”, e não deixar se abater por
momentos de dificuldade. Cabe a nós também buscarmos oportunidades em pleno
momento de crise, também na nossa área de atuação, a educação.
E prá quem quiser se
aprofundar um pouco mais no assunto, recomendo ler a matéria da revista Nova
Escola acessando o link https://novaescola.org.br/conteudo/4842/wemerson-nogueira-e-um-dos-10-melhores-professor-do-mundo-e-agora.
4 comentários:
Meu caro amigo e colega Jairo!
Leio-te aqui em Paris, onde estou em trânsito para Atenas, onde na próxima semana vou participar do 9th Mathematics Education and Society Conference (MES9 Conference). Na verdade, minha participação é como Príncipe Consorte (também, com sorte) pois uma das estrelas do evento é a Gelsa.
O assunto de tua blogada é emocionante e apreciei muito ler sobre meu colega professor de Química. Na torcida para que o Wmerson seja reconhecido internacionalmente.
Com espraiada admiração
Parabéns Jairo!!! Excelente! Isso demonstra que nao podemos desistir nunca!
Abraço
Obrigado mestre Chassot pela persistente e motivadora parceria. Um abraço.
Ana. Grato pelo comentário é bom final de semana.
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