03 junho 2017

E A ORQUESTRA DESAFINOU...



A orquestra é um dos maiores símbolos de Trabalho em Equipe

Em palestras que fui convidado a ministrar, quando falava de “Trabalho em Equipe”, me acostumei a utilizar o exemplo de uma orquestra afinada. Os diversos instrumentos, cada um com seu som, conseguem uma harmonia porque obedecem a regência de um líder, de um maestro. Mas não é o que vem ocorrendo atualmente no Brasil, literalmente. E isso impacta na nossa ARTE.

Mas prá que ARTE? Isso é importante?    

“Há muita gente que não sabe o que é ARTE porque não tem acesso a ela, e um POVO SEM CULTURA é um POVO SEM ALMA.”
 
Gustavo Dudamel um ícone da música erudita
Não sou eu quem afirma, mas um dos maiores maestros da atualidade, GUSTAVO DUDAMEL. Responsável pela Orquestra Sinfônica de Gotemburgo na Suécia e diretor da Orquestra Filarmônica de Los Angeles, este venezuelano de 36 anos cruza o Atlântico toda a semana e vive a cultura como poucos no mundo. Portanto, podemos considerá-lo uma autoridade no assunto.

E o que diria ele sobre a crise que assola a nossa OSB(Orquestra Sinfônica Brasileira)?

Tal qual a política brasileira, a OSB vive uma crise financeira jamais vista. Com 75 anos de existência, a OSB tem salários atrasados e vive de “pires na mão” para não morrer.

Nossa orquestra oficial já viveu “eras douradas”, como nos anos 2000, quando se apresentou no Central Park e MP Lincoln Center em Nova York. Em janeiro de 2001 fez a abertura do Rock In Rio III, tocando para mais de 120 mil pessoas, quando foi ovacionada por varias vezes. Neste período fez também uma turnê de concertos ao ar livre pelo Norte e Nordeste, onde lotou parques e anfiteatros na região.
 
A Orquestra Sinfônica Brasileira no Central Park em Nova York
A entrada na direção em 2011 do maestro brasileiro Roberto Minczuk, de atitudes radicais na administração da orquestra, abriu uma crise de relacionamentos que acabou por interferir diretamente no andamento dos trabalhos.

Em abril de 2011, na abertura da temporada da OSB, Minczuk foi surpreendido por manifestações e protestos dos membros da orquestra. Músicos que haviam sido demitidos se postaram na escadaria do teatro com faixas e camisas “SOS OSB”. Vaiado, o maestro decidiu se retirar e o show foi cancelado.

A orquestra sinfônica brasileira atualmente é um “RETRATO” do nosso país. O Ministério da Educação confirma que tem repassado os valores para a Prefeitura do Rio, que administra o Teatro Municipal e a Orquestra. Os músicos dizem que a prefeitura suspendeu o repasse de verbas desde o ano passado, e isso impactou em todas as atividades. Os músicos da OSB vivem uma penúria, com salários atrasados desde novembro do ano passado.

Duas crises muito semelhantes, na orquestra e na administração do país
Portanto, quando a liderança falha ou carece de apoio, os instrumentos acabam desafinando e a equipe não consegue atingir a harmonia tão esperada para o sucesso. É isso que ocorre hoje com a OSB, e também com a administração pública do nosso país.

Estamos em busca de um Maestro Competente que consiga dar nova vida à OSB, e de outro que consiga harmonizar nosso País.   

Nenhum comentário: