08 julho 2017

2017: SOB A INSÍGNIA DA ESCRITA

O novo Guia do Técnico de
Segurança do Trabalho - Edição 2017
Este é um ano especial para mim. Apesar de vivermos um momento político deprimente, onde a cada dia é possível comprovar falcatruas de desvio de dinheiro público e o desmonte das estruturas de apoio à sociedade brasileira, ele ainda assim é especial. É um período de materializar alguns sonhos outrora acalentados.

Foi exatamente há seis anos, em julho de 2011, que decidi reunir algumas anotações de sala de aula e outras pequenas notas de reuniões, debates e palestras. Não havia me dado conta que já possuía uma produção significativa, e que elas poderiam auxiliar alunos e alunas que deixavam a sala de aula e se aventuravam no mercado de trabalho.

Eu tinha conteúdos de relações humanas, preceitos de administração e desenvolvimento profissional, atitudes de gestão de carreira e muitas outras coisas relativas às necessidades dos técnicos de segurança do trabalho. Aliado à minha experiência como gestor corporativo (experiência que eu poderia adicionar como “plus” para os novatos), pensei em disponibilizar tudo aquilo aos futuros profissionais da prevenção. Foi assim que nasceu a primeira edição do “Guia do Técnico em Segurança do Trabalho”, lançada ao final de 2013 pela Editora LTR.

"O Legado de José Lutzenberger":
em breve o lançamento 
A aceitação foi muito boa. Meus alunos e alunas aderiram à ideia.

Assim é que pude experimentar o gostinho de ser “Escritor”. E este “vício” tomou conta de mim...

E sabe como isso acontece? Você não pode mais ter um tempo livre ou ver um teclado à sua frente, sem que seja catalisado por eles. Há sempre uma ideia na cabeça, sempre um projeto em desenvolvimento. Para sujeitos como eu, não perguntem se há uma manhã ou uma tarde desocupadas.

A mente do Escritor se mantem em constante orquestração. As ideias brotam de inúmeras fontes, daquelas de onde outros são incapazes de imaginar, de se inspirar. Se por acaso me apanharem com o pensamento e o olhar distantes, por certo ali está brotando outro plano.

Pois neste mês de julho, estou ansiosamente aguardando por notícias das editoras. Uma delas traz meu primeiro livro de cunho ambiental, uma homenagem póstuma aos quinze anos da morte de nosso maior ambientalista. O título fala por si: “O Legado de José Lutzenberger”. Não darei mais detalhes, deixo guardados os segredos para aqueles que me contemplarem com a aquisição e a leitura da obra. Foi feita com muito carinho e dedicação. Teve o patrocínio da Faculdade Factum, pela qual tenho muita consideração. A expectativa é muito grande pelo bom resultado.

25 de Julho, Dia do Escritor
Concomitante a este lançamento, tive neste junho a aprovação de meu projeto do “Guia do Técnico de Segurança do Trabalho”, agora em sua segunda edição. Trabalhei nele todo ano de 2016 e início de 2017, revisando, ampliando e aprimorando tabelas, fluxogramas, figuras e muito mais. O novo formato agora é menor em tamanho e totalmente colorido. Ficou muito melhor do que o primeiro, pois eu era ainda um escritor de primeira viagem e a editora não me satisfez. Tenho certeza que o novo formato vai ser do agrado do leitor.

Está ainda em gestação um terceiro projeto que me mobiliza nestes últimos meses, sobre a doença que me acometeu. A ideia é contribuir para com aquelas pessoas que possuem dificuldades na busca incessante de um diagnóstico ou da cura, e das dificuldades e preconceitos que sofreram ou sofrem, assim como eu. O nome já está alinhavado. Vai se chamar:

“Entre a Dúvida e a Certeza: o que a Doença me ensinou”.

Em breve o lançamento de
"Entre a Dúvida e a Certeza: o que a Doença me ensinou"
Mas sei que a solução de tudo não é o livro, não é a leitura. Todavia, ela fundamenta muitas das mudanças que se fazem necessárias na nossa realidade. Fico com estas frases de nosso poeta maior, Mario Quintana:

“Os livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. 
Os livros só mudam as pessoas”. 

Neste mês de julho, no dia 25, comemora-se o Dia do Escritor. Nunca imaginei que, depois do Dia dos Pais e Dia do Professor, agora eu poderia me enquadrar em outra data comemorativa. E nestas datas, para o Pai a maior felicidade é o reconhecimento dos filhos, assim como, para o Professor o reconhecimento de seus alunos e alunas. Portanto, para o Dia do Escritor, espero contar com o reconhecimento de meus leitores, peças fundamentais e motivadoras destes projetos. 

Nenhum comentário: