30 julho 2017

FLIP 2017: UM DEPOIMENTO EMOCIONADO

A Festa Literária de Paraty (FLIP) é um grande evento
nacional e internacional 
Quem me conhece sabe que a função de Educador me envolve há mais de quinze anos. Por isso, quase sempre estou atento às oportunidades em que esta ciência se faça presente na vida das pessoas. Isso muito me atrai, pois as experiências múltiplas demonstram o quanto a educação é capaz de transformar pessoas.

E todas as Feiras de Livros que acontecem são catalisadoras da minha atenção, sejam locais, regionais ou nacionais. Acredito que uma das principais atividades de transformação dos sujeitos seja a leitura. Mas infelizmente nem todos se dão conta da importância desta atividade. Como dizia o cronista e poeta Carlos Drummond de Andrade, um de nossos expoentes da cultura: “A leitura é uma fonte inesgotável de prazer, mas por incrível que pareça, a quase totalidade, não sente esta sede”.
A professora Diva Guimarães roubou a cena na FLIP

Neste final de semana se encerra um dos maiores eventos literários de nosso país, a Festa Literária de Paraty ou FLIP, como é conhecida. Reunidos na cidade histórica de Paraty, no estado do Rio de Janeiro, destaques da literatura brasileira mostram um pouco de suas habilidades com a poesia, a prosa, o conto e as crônicas. Este é para mim um momento de estar atento às novidades.

E nas reportagens da FLIP que se encerra neste domingo, mostradas pelas emissoras de televisão, uma foi marcante. Num depoimento prestado ao vivo durante o evento, a professora negra paranaense de 77 anos tomou conta da cena. Mostrou a todos o quanto a leitura é capaz de transformar uma realidade até mesmo de exclusão pelo racismo.


Não gostaria de transformar em texto tudo que a professora Diva Guimarães relatou neste seu depoimento emocionado. Prefiro que meus leitores vejam o vídeo e reflitam sobre a realidade vivida por ela. 

Assista o depoimento emocionado da professora

Boa semana a todos, e quem sabe nos encorajemos para mais leituras e transformações. 

Nenhum comentário: