22 novembro 2014

PRÁ MARCAR O CALENDÁRIO

A SIPAT é um evento anual do Curso Técnico em Segurança do Trabalho
Esta terceira semana de novembro traz uma marca muito especial para mim, enquanto docente da educação técnica. Estive a frente de um evento que catalisou atenções e acredito tenha marcado o calendário do curso e da Escola onde atuo. Peço desculpas pelo orgulho exacerbado ao avaliar a atividade desta semana, mas os convidados, os colegas e os participantes me proporcionaram uma experiência que me faz entender que a Escola, enquanto instituição partícipe da nossa sociedade, pode muito mais. Esta foi a semana da SIPAT 2014 na Escola Factum de Porto Alegre.

As manhãs dos dias 18, 19 e 20 de novembro trouxeram uma experiência bastante elogiada, os Minicursos. Tendo a participação da equipe docente da Escola, puderam eles trazer assuntos de seu domínio, deixando temporariamente de lado a escravidão do conteúdo programático. Foram abordados temas pertinentes à formação dos profissionais da prevenção, enfatizando ao que se propunha o evento desde seu início: “Os horizontes da formação dos profissionais da prevenção”.

Noite de 18/11: Palestra Prof. Claudiomar Souza
As noites da SIPAT 2014 reservaram ao público temas diversificados, e que trouxeram conhecimento e experiências inúmeras. Na primeira noite, o professor Claudiomar Rodrigues de Souza, falou da elaboração do currículo e de como atrair a atenção nos processos seletivos das empresas usando esta ferramenta. Tratou de enfatizar a necessidade do poder de síntese na hora de elaborar este documento, tornando-o mais direto nas informações. Também envidou a importância de sua autenticidade, pois em ocorrendo uma convocação para falarmos dele, podemos cair em ciladas inesperadas. Além disso, as redes sociais foram também tema da fala do professor Claudiomar. Salientou ele que estes importantes meios de comunicação devem ser tratados com muito cuidado, pois algumas empresas tem dedicado parcela de seu tempo na investigação do perfil dos candidatos usando estas redes. Ao final da fala, o professor Claudiomar trouxe um vídeo motivacional que emocionou a plateia.
Noite de 19/11: Encontro de Ex-Alunos

A segunda  noite da SIPAT 2014 teve a participação de ex-alunos e ex-alunas da Escola. Uma mesa de debates foi posicionada na dianteira do auditório, proporcionando uma visão privilegiada do público. Se fizeram presentes os alunos Everton Luís, Paula Gabriele, Vinícius, Yuri, Maria Amélia e Vitória. Todos profissionais atuantes na área prevencionista, e que contaram como conseguiram se inserir no mercado do trabalho, suas dificuldades e alegrias. Além das vivencias compartilhadas com o público presente, destacaram eles elementos da relação com a sociedade que impactaram em suas atuações, como os preconceitos de que foram vítimas algumas vezes. Dentre estes, foi destacada a dificuldade das mulheres neste mercado, essencialmente na construção civil.

A noite de encerramento trouxe ao auditório da Escola Factum uma das maiores autoridades em inspeção de saúde e segurança do país, o auditor-fiscal, engenheiro e professor Roque Puiatti. Convidado com antecedência para que pudesse adequar sua concorrida agenda, Puiatti falou sobre “A realidade da atuação da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no RS”. Tratou ele sobre a forma como a SRTE-RS fiscaliza as empresas, buscando sempre defender a parte mais fraca nesta relação de trabalho, empregado e empregador. Segundo ele, o papel da SRTE é, antes de mais nada, orientar e advertir. Para exemplificar, mostrou o caso de uma olaria, cujas instalações demonstraram inicialmente grande precariedade nas condições do ambiente de trabalho, mas que, depois de orientada, adotou medidas de adequação que proporcionaram mais conforto e segurança aos trabalhadores.

Noite de 20/11: Palestra Prof. Roque Puiatti
Roque Puiatti também destacou ainda a maneira como ocorrem as autuações e os valores a serem pagos pelas empresas que transgridem a legislação de forma sistemática. Citou também e chamou a atenção dos alunos sobre a responsabilidade civil e criminal a que estão sujeitos os profissionais da prevenção. Para ele, os futuros técnicos de segurança do trabalho devem sempre estar atentos às situações de GIR (grave e iminente risco), e que não se deixem intimidar pelas pressões do empregador. Ao final, o professor disponibilizou publicações importantes do órgão para que pudessem compor o acervo da Biblioteca da Escola. Agradeceu a oportunidade e recebeu o aplauso entusiasmado dos alunos e professores presentes.


Minicursos ocorreram em todas as manhãs
O evento deste ano demonstrou pelo público que se fez presente, uma necessidade de sensibilizar os discentes da importância deste tipo de atividade extraclasse. Embora a notória evasão observada, aqueles que se propuseram comparecer à SIPAT 2014, o fizeram com muita atenção e fidelidade. Eram pessoas que estavam ali sedentos do conhecimento que forma profissionais de grande competência. Para nós, coordenação do curso técnico, professores e alunos, comissão organizadora e funcionários, foi gratificante observar a satisfação no semblante de cada um ali presente. Ficaram inúmeras lições e aprendizados para que possamos aperfeiçoar e manter o evento como um marco no calendário da Escola. Obrigado a todos e a todas que se envolveram de uma forma ou de outra na SIPAT 2014.                      

Um comentário:

Attico CHASSOT disse...

Parabens pela maneira Jairo de fazer o SIPAT 2014!