20 janeiro 2017

COINCIDÊNCIAS? EU NÃO ACREDITO...



Não poderia ser pior o fechamento da semana com a notícia da morte do ministro Teori Zavaschi, responsável pela relatoria da operação que está revelando os bastidores da corrupção no país. A perda é inestimável pelo que ele representa para toda a nação, e pelas expectativas que tínhamos pelas decisões que tomaria nos próximos dias da Operação Lava-Jato. Homem comedido, imparcial e de grande competência no trabalho que executava, deixa uma imensa lacuna no judiciário brasileiro. 

Pior ainda é que a Constituição Brasileira prevê que a escolha do substituto é de responsabilidade do presidente da república. Minha esperança é de que a Ministra do STF consiga se antecipar e indicar alguém à altura para substituí-lo, e que não deixe os “lobos” indicarem seus apadrinhados para colocar “a sujeira debaixo do tapete”.

Muitas figuras públicas foram vítimas de "coincidências"
Não sou nenhum catastrofista de carteirinha, mas desta turma que aí está no poder, e até mesmo aqueles que já estão guardados na grade em Curitiba, tudo é possível. E a História do Brasil está cravejada de coincidências, pra quem não sabe. Vou lhes contar algumas delas. Vamos lá!!!

   Getúlio Vargas – a história oficial registra o suicídio do ex-presidente no Palácio do Catete, em 24 de agosto de 1954, quando seu corpo sem vida foi encontrado sobre a cama da residência oficial. Submetido a inúmeras pressões internas e externas, resistia com grande valentia e adotava as medidas que acreditava convenientes para a evolução do país. Apesar da pecha de “ditador” no primeiro mandato, voltou ao poder pelo voto em janeiro de 1951. Foi o grande responsável pela industrialização do Brasil. A causa da sua morte é até hoje motivo de grande suspeição, pois ocorreu num momento de grande pressão internacional. Seria uma coincidência?

     João Goulart – Gaúcho de São Borja, foi deposto pela Junta Militar em março de 1964, e deixou o país para evitar uma guerra civil interna, indo se refugiar no Uruguai. Morreu em Corrientes, na Argentina, em dezembro de 1976, vitima de ataque cardíaco. As desconfianças sobre as condições da sua morte foram tão fortes que em maio de 2013, houve a exumação de seus restos mortais. O governo militar tinha receio de seu retorno ao meio político nacional e uma aproximação com a classe trabalhista. Seria outra coincidência? 

O acidente acontece um dia antes do ministro homologar as delações da Lava-Jato. Coincidência???

Juscelino Kubsticheck – Presidente de origem mineira, foi o construtor de Brasília e considerado o pai da nossa indústria automobilística. Deixou o governo em 1961, e se preparava como senador para concorrer novamente em 1965, quando os militares cassaram seus direitos políticos. Fazia esforços para retomar seus direitos com a criação de um grupo chamado “Frente Ampla”. Morreu em agosto de 1976 num acidente de automóvel na Rodovia Presidente Dutra, onde uma carreta carregada de gesso jogou o automóvel para fora da pista. Mais uma coincidência?
 
   Tancredo Neves – Depois de mais de vinte anos de ditadura militar, e reprovada a emenda das “Diretas Já”, Tancredo conseguiu uma discreta vantagem sobre seu oponente Paulo Maluf nas eleições indiretas. Muitos dos antigos políticos de hoje se fizeram “lambendo as botas” dos militares da ditadura. Tancredo Neves foi um defensor da democracia e fundador do antigo MDB. Morreu antes de tomar posse, com um quadro infeccioso de “diverticulite”, doença decorrente de fissuras no intestino que contaminam o organismo. Seu sucessor na presidência foi o vice, o coronel maranhense adepto dos militares, José Sarney, responsável pelo período de maior inflação no pais, denominada “década perdida”. De novo, coincidência?
Estranhamente, a página da empresa fabricante do avião foi acessada várias vezes no início do mês.
Pois agora novamente, me vejo diante de outra morte bastante estranha. A mim não convence que seja um simples acidente. Ou como falam alguns, que tenha sido coincidência, já que nesta sexta-feira (dia 20/01/17) ocorreria a homologação das delações da empresa que mais corrompeu políticos e funcionários da Petrobras, a Odebrecht. O caso deve ser investigado à exaustão, pois agora mesmo li em jornal eletrônico independente de Brasília (www.diariodobrasil.org), de que as informações sobre as características do avião que caiu foram acessadas na página da empresa fabricante em mais de 1000 vezes nos últimos dias. Parece que alguém estudava em detalhes aquele tipo de aeronave. 

Aliás, nestes meus sessenta anos me cansei de tantas Coincidências! Eu não acredito... E você?

Um comentário:

Attico CHASSOT disse...

Meu querido amigo e colega Jairo!
Quero disputar o título de comentador de teu blogue de local mais distante (estou a sete fusos horários de Porto Alegre) e mais exótico (estou navegando desde o final da tarde de ontem desde Mascate, capital do Sultanato de Omã à Abud Habilitação, capital dos Emirado Árabes Unidos.
Penso que mereço o título. Podes ler sobre minha estada nas Arábias em mestrechassot.blogspot.com
Saudades, amigo